Com apenas três titulares, o Grêmio empatou por 1 a 1 com o Ceará na noite desta quarta-feira (12), no Castelão, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O centroavante Cléber abriu o placar no primeiro tempo e Thaciano igualou para o Tricolor na etapa final.
Com o empate, o Grêmio fica com quatro pontos na tabela. O time de Renato Portaluppi volta a campo no sábado, às 19h, quando receberá o Corinthians na Arena. A tendência é de que Maicon, Geromel, Kannemann, Diego Souza, Vanderlei e Jean Pyerre retornem ao time. Matheus Henrique e Victor Ferraz ainda vão depender de liberação do departamento médico.
Com Diego Souza poupado, o Grêmio não teve um centroavante de ofício no Castelão. Renato Portaluppi apostou na movimentação no setor ofensivo com Isaque como homem mais adiantado. Pelos lados, Alisson e Pepê trocavam de posicionamento para tentar confundir a marcação. Assim, o Tricolor iniciou a partida pressionando. Alisson e Orejuela finalizaram contra Fernando Prass antes dos 10 minutos.
Após uma pressão inicial gremista, o jogo passou a ter ações ofensivas dos dois lados. Foi então que Paulo Victor e Fernando Prass começaram a brilhar.
A primeira defesa foi do goleiro gremista. Aos 16, Leandro Carvalho tabelou com Cléber e recebeu livre na área. Ele bateu cruzado e Paulo Victor salvou. A resposta gremista veio cinco minutos depois. Após um arremesso lateral batido de forma rápida, Pepê tocou para Isaque, que se livrou da marcação de Lacerda e finalizou para defesa de Prass.
Grêmio desperdiçou dois pontos que podem fazer falta
Veja na coluna
O jogo era lá e cá e o Ceará voltou a levar perigo. Alyson deixou Orejuela para trás e cruzou para Cléber, que desviou de primeira e Paulo Victor usou o pé para evitar o gol. Mesmo fora de casa, o Grêmio não deixava de atacar. Isaque desviou em cruzamento de Alisson, mas novamente parou em Prass. Aos 35, o goleiro gaúcho do Ceará fez duas defesas no mesmo lance. Ele salvou nas tentativas de Thaciano e Alisson para manter o placar zerado.
O Grêmio foi castigado aos 43. Em cobrança de falta da intermediária, Leandro Carvalho buscou Cléber, que subiu antes de Rodrigues e cabeceou para abrir o placar antes do intervalo: 1 a 0.
Em desvantagem, o Grêmio voltou para o segundo tempo com uma postura mais ofensiva para tentar, pelo menos, o empate. O Ceará se posicionou de forma mais recuada esperando a oportunidade para o contra-ataque.
A iniciativa gremista deu resultado. Aos 25 minutos, quando Renato já havia chamado Thiago Neves para entrar, Thaciano, que talvez fosse o candidato a deixar o campo, aproveitou cruzamento de Pepê e mandou de primeira para empatar a partida. Thiago Neves entrou logo após o gol, mas no lugar do volante Lucas Silva.
Renato tentou ainda Patrick, mas não deu tempo de uma virada. Com time quase todo reserva, o Grêmio ficou mesmo no empate com o Ceará.
Brasileirão — 2ª rodada — 12/8/2020
CEARÁ (1)
Fernando Prass; Samuel Xavier (Eduardo, 42’/2T), Luiz Otávio, Lacerda e Alyson; William Oliveira (Fabinho, 37’/2T), Charles; Mateus Gonçalves (Bergson, 42’/2T), Fernando Sobral e Leandro Carvalho (Jacaré, 26’/2T); Cléber (Rafael Sobis, 42’/2T)
Técnico: Guto Ferreira
GRÊMIO (1)
Paulo Victor; Orejuela, David Braz, Rodrigues e Bruno Cortez; Lucas Silva (Thiago Neves, 26’/2T), Darlan; Alisson, Thaciano (Ruan, 43/2T), e Pepê; Isaque (Patrick, 37/’2T)
Técnico: Renato Portaluppi
GOLS: Cléber (C), aos 43 do primeiro tempo; Thaciano (G), aos 25 do segundo tempo.
CARTÕES AMARELOS: Fernando Prass (C).
ARBITRAGEM: Caio Max Augusto Vieira (RN), auxiliado por Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Hélcio Araújo Neves (PA). VAR: Igor Benevenuto (MG).
LOCAL: Arena Castelão, em Fortaleza (CE).
Próximo jogo
Grêmio x Corinthians
Sábado, 15/8/2020 - 19h
Brasileirão - Arena