Sem jogar desde 2013, o ex-zagueiro Gabriel foi anunciado nesta semana para uma nova função no Grêmio. Ele será assessor administrativo na base do clube, seu primeiro passo na nova carreira em gestão esportiva.
Na nova função, Gabriel não irá trabalhar no campo. Dentro do planejamento do ex-zagueiro está construir uma carreira na área administrativa do futebol. Ele começará na base para ganhar experiência para exercer o cargo de executivo no futebol profissional, que poderá ocorrer no Grêmio ou em outro clube. No acordo com a direção gremista não está o compromisso para que ele suba para o profissional do Tricolor no futuro.
— Ele vai trabalhar na área administrativa. É um projeto de recomeço de carreira para ele. O Grêmio tem muito respeito a esse atleta por toda a sua postura. É uma oportunidade para o Gabriel desenvolver a carreira que ele escolheu como gestor do futebol. Ele quer se preparar para ser um executivo do futebol e a base do Grêmio também é uma referência na área de gestão — avalia Gustavo Schmitz, assessor da presidência para assuntos da base gremista.
Como assessor administrativo, Gabriel vai começar a se habituar à rotina do setor quanto ao trabalho de logística das categorias de base, trâmites de documentação dos atletas, preparação de elencos para competições entre outras funções executivas.
Afastado dos gramados desde 2013, Gabriel cursa administração na Unilasalle, em Canoas. Quando seu último contrato com o Grêmio terminou, em dezembro de 2019, ele iniciou a negociação com a direção para a nova função. A ideia inicial era de que o ex-zagueiro começasse a trabalhar na base em março, mas as atividades foram suspensas em razão da pandemia de coronavírus.
A base do Grêmio iniciou neste mês uma etapa de preparação virtual com os garotos. Em função da pandemia, ainda não está definido quando os jogadores poderão voltar aos treinamentos no campo.
Gabriel foi contratado pelo Grêmio depois de se destacar pelo Lajeadense no Gauchão de 2013, mas sofreu uma lesão no joelho esquerdo após ter disputado apenas 11 partidas com a camisa gremista. Ele passou por diversas cirurgias, mas não conseguiu retomar a carreira de atleta.