No dia 3 de julho de 2016, exatamente há quatro anos, Inter e Grêmio entravam no gramado do Beira-Rio para o Gre-Nal do primeiro turno do Brasileirão. Em um domingo de sol, acontecia o clássico de número 410.
Além de ter sido disputado na manhã de um domingo, o jogo ficou marcado por um áudio vazado em que o então técnico colorado, Argel Fucks, declarava que seu time iria "passar o trator" no tradicional rival. Porém, a história foi diferente, com o Tricolor vencendo por 1 a 0, com gol do meia Douglas.
— Foi um domingo muito especial. Se criou uma atmosfera diferente em Porto Alegre, as duas equipes estavam bem na tabela e era o primeiro clássico às 11h da manhã. Tive a felicidade de marcar aquele gol importante e que deu sequência no nosso trabalho. Ele é um dos que eu considero mais especiais na carreira — conta o ex-camisa 10 gremista, que balançou as redes aproveitando o rebote do goleiro Muriel, após finalização de Everton.
Douglas teve duas passagens pelo Grêmio. A primeira se deu ainda entre 2010 e 2011. Na segunda, que durou de 2015 a 2018, o jogador foi um dos personagens da conquista da Copa do Brasil de 2016.
Depois de deixar Porto Alegre, o meia ainda passou pelo Avaí e nesta temporada, aos 38 anos de idade, acertou com o Brasiliense.
— Eu me sinto bem. Estamos retornando aos trabalhos após a parada por conta do coronavírus. Agora, é seguir o trabalho, buscar estar apto e bem para quando voltarmos aos jogos — destacou o experiente atleta.