O futebol exige cada vez mais que os atletas estejam em boa forma física para terem um alto desempenho. Ao longo dos anos, no entanto, muitos jogadores enfrentaram dificuldade para manter o peso ideal. GaúchaZH relembra casos de ex-atletas do Grêmio que tiveram duelos com a balança.
Douglas
Meia de rara habilidade com o pé esquerdo, Douglas teve duas passagens pelo Grêmio. Na primeira, ele foi destaque do time de Renato Portaluppi de grande campanha no Brasileirão de 2010 e até chegou à Seleção Brasileira. A coroação, no entanto, veio em sua volta. Em 2016, ele foi destaque da equipe campeã da Copa do Brasil, mas sofreu uma grave lesão no ano seguinte, quando o Tricolor ganhou o tri da Libertadores. Após duas cirurgias no joelho, Douglas teve problemas com o peso e, sem conseguir recuperar a melhor forma, deixou o clube no final de 2018.
Tiago Machowski
Durante a temporada de 2015, o garoto Tiago Machowski foi escolhido por Roger Machado para ser o reserva imediado de Marcelo Grohe e ganhou oportunidades durante o Brasileirão. O goleiro, no entanto, cometeu falhas e acabou perdendo espaço para Bruno Grassi. Entre as críticas feitas a Machowski estava a sua forma física.
Anderson Pico
Titular do time de Celso Roth durante o Brasileirão de 2008, Anderson Pico não conseguiu fazer valer a sua qualidade técnica para se fixar no Grêmio. Por problemas com o peso, acabou emprestado a clubes menores, como Juventude, Figueirense e Brasiliense. Em 2012, ganhou oportunidade com Vanderlei Luxemburgo, mas acabou afastado do elenco por estar fora de forma.
Ronaldinho
Em 2000, Ronaldinho brilhava com a camisa 10 do Grêmio e era nome quase sempre presente nas convocações da Seleção Brasileira. Nesse momento, porém, ele se envolveu em uma polêmica em relação ao seu peso. O técnico Vanderlei Luxemburgo deixou Ronaldinho fora do jogo contra a Colômbia pelas Eliminatórias alegando que ele não estava em forma.
— O Ronaldinho está com 4,2 kg acima do seu peso ideal, que é de 73,2. Isso pode ser uma coisa natural, mas, no momento, está atrapalhando. Sentimos no treino que ele perdeu mobilidade — justificou Luxemburgo à época.
Alexandre
Poucos torcedores do Grêmio devem lembrar do zagueiro Alexandre vestindo a camisa do Grêmio. Isso porque ele só vestiu mesmo. Vindo do Palmeiras, o defensor foi apresentado em março de 2005, mas, fora de forma, deixou o estádio Olímpico sem disputar nenhuma partida logo depois.