Nesta segunda-feira (15) o jornal italiano TuttoSport divulgou a lista dos cem jogadores que irão concorrer ao título de Golden Boy 2020. Esta é a 18ª edição da premiação, que elege o melhor jogador sub-21 da Europa, que teve o português João Félix, do Atlético de Madrid, como último ganhador.
Tetê, atacante do Shakhtar Donetsk, formado nas categorias de base do Grêmio é um dos brasileiros da lista. Em pouco mais de um ano na Ucrânia, o jovem de 20 anos marcou gols e deu assistências, ajudando sua equipe a conquistar dois títulos. No próximo final de semana, pode ser novamente campeão ucraniano. Além disso, ele foi eleito o melhor jogador da partida no confronto contra o Manchester City, pela fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa.
Apesar de ser apontado como promessa das divisões de base gremistas, Tetê jamais atuou na equipe principal e foi vendido pelo Grêmio, em fevereiro de 2019, por 10 milhões de euros, valor equivalente a 45% de seus direitos econômicos. O clube ainda detém 15% dos sobre o atleta, além de ser beneficiado por outros 3% por ser formador, de acordo com regra estabelecida pela Fifa. Os restantes 40% pertencem ao jogador e seu representante.
Na disputa ainda estão outros cinco brasileiros: Rodrygo (Real Madrid), Vinicius Júnior (Real Madrid), Reinier (Real Madrid), Paulinho (Bayer Leverkusen) e Gabriel Martinelli (Arsenal).
Desde a criação do prêmio, dois brasileiros levaram o troféu. Anderson, em 2008, quando defendia o Manchester United, e Alexandre Pato, em 2009, quando atuava pelo Milan. Também já venceram a eleição, Messi (2005) e Mbappé (2017).