Um dos pioneiros na retomada das atividades em meio à pandemia de covid-19, o Grêmio tem se destacado no controle ao vírus e na proteção de seus profissionais. Nos últimos dias, o clube aplicou mais 75 testes em atletas e colaboradores e não detectou nenhum caso positivo para coronavírus, já tendo cumprido mais de 30 dias de treinamentos no CT Luiz Carvalho.
A eficácia do protocolo criado pelo departamento médico tricolor antes da volta aos trabalhos é comemorada pelos médicos. O documento que estabelece medidas de prevenção ao contágio serviu de referência em reuniões da CBF com os demais clubes do futebol brasileiro, nas conversas que discutem a possibilidade de sequência do calendário nacional.
Nesta semana, o médico gremista Márcio Dornelles fez uma explanação sobre os detalhes do protocolo do clube em conferência online promovida pela Associação Brasileira de Treinadores de Futebol, que reuniu representantes da categoria atuando em outros países lusófonos, como Portugal, Angola, Moçambique e Guiné Equatorial.
Além disso, Dornelles foi convidado para dar uma palestra em uma videoconferência organizada pela CBF. O evento "Futebol: retorno aos treinos, avaliação inicial" ocorre nesta quinta-feira (11), às 19h, e será transmitido em vídeo no site da entidade.
O Grêmio adquiriu 600 kits de testes da Coreia do Sul, dos quais já utilizou 335 entre os os seus funcionários.