O segundo dia de treinamentos de campo do Grêmio ainda não contou com exercícios com bola. O trabalho da sexta-feira (8) foi dedicado à fisiologia, com a avaliação dos atletas nos aspectos de resistência e capacidade cardiorrespiratória. Mais uma vez houve a divisão do elenco em grupos reduzidos nos turnos da manhã e da tarde.
O responsável pela atividade foi o fisiologista Marco Aurélio Mello, que submeteu jogadores ao "treino yo-yo". O exercício consiste em fazer o atleta correr uma distância de 20 metros, sinalizada com demarcações em ida e volta, aumentando o ritmo de acordo com comandos sonoros.
A recuperação se dá em 10 segundos e os atletas precisavam chegar a uma das linhas ao sinal de um "bip". Após este teste, o grupo ainda fez complemento do treino com circuito físico, respeitando o distanciamento. Dentre os aspectos controlados eletronicamente estão os batimentos do coração e a capacidade pulmonar. Marquinhos, como é chamado o fisiologista tricolor, avaliou positivamente o trabalho realizado.
— Podemos dizer que tivemos resultados satisfatórios, mesmo com tanto tempo de inatividade deles. Estão em boas condições nesse retorno — contou.
Para o final de semana, a programação prevê a manutenção do modelo de treinamentos. Neste sábado, o grupo tricolor se apresenta para mais uma sessão de atividades no mesmo esquema de divisão em seis pequenos grupos. Os testes desta vez estarão focados na agilidade, avaliando-se através de exercícios de mudança de direção, aceleração e desaceleração. Mais uma vez não está previsto trabalho com bola.