Mesmo que os treinamentos físicos tenham sido reiniciados no CT Luiz Carvalho, a bola ainda não rolou nos trabalhos do Grêmio. Uma posição em especial necessita de uma atividade mais específica e tem de se adaptar a esta privação: a de goleiro. Vanderlei, Paulo Victor e Brenno tiveram, na manhã desta quinta-feira (7), o primeiro treino sob a orientação do preparador Mauri Lima após a reapresentação.
O treinador de goleiros admitiu que já havia um forte sentimento de saudade entre eles, algo inerente de quem trabalha na função mais diferenciada de um time de futebol:
— Goleiro é uma posição diferente. Só está ali quem ama, quem gosta e quem é apaixonado. Conversamos bastante durante este todo tempo, mas não temos como passar todos os trabalhos, porque há a necessidade do complemento com a bola. Mas esperamos que tenhamos isto logo. É fundamental para o goleiro a parte técnica e com bola.
A avaliação de Mauri sobre seus orientados é boa:
— Estou feliz em vê-los bem. Eles se cuidaram como nós pedimos. Estão bem fisicamente e mostraram que cuidaram bem de seus familiares, o que igualmente é importante.
O primeiro trabalho no retorno dos goleiros gremistas foi uma atividade aeróbica para avaliar a condição orgânica. Mauri Lima reconhece que é algo diferenciado do trabalho mais comum, com espaço reduzido. O preparador valoriza fundamentalmente o fato de serem exercícios em ambiente aberto:
— É de uma importância fundamental voltarmos a trabalhar no campo, mesmo sem bola. Este reencontro é um recomeço diferente. A partir de agora, vamos colocar em prática o que a gente pensa. Vamos trabalhar para, o mais rápido possível, desenvolvermos tecnicamente com bola o que já está sendo feito.
Sem fazer projeções, Mauri Lima, contratado em janeiro passado, não consegue disfarçar a ansiedade. Olhando para o outro lado da estrada onde fica o CT, ele vê a Arena, sorri e demonstra a saudade dos jogos.
— Eu imagino que o meu sentimento é o do torcedor, com a vontade de estar ali, vendo os ídolos, tendo a Arena lotada, cantando as músicas do Grêmio e buscando nossos objetivos. Como o torcedor, queremos voltar a buscar os títulos — destacou.
Os demais jogadores gremistas também foram ao campo do CT Luiz Carvalho nesta quinta. Ao todo, nos dois turnos e de maneira escalonada, 34 atletas trabalharam. Os testes para coronavírus já foram encerrados. Houve resultado positivo no atacante Diego Souza, que segue no Rio de Janeiro, e em dois funcionários.