Em meio a todos os cuidados de saúde na retomada dos trabalhos do departamento de futebol, o Grêmio levou um grande susto na noite dessa quarta-feira (6). O segurança Luís Fernando Cardoso, o Fernandão, conhecido por sua atividade junto ao time e, desde 2014 também trabalhando na Seleção Brasileira, sofreu infarto agudo do miocárdio, precisou ser operado e está internado no CTI do Instituto de Cardiologia em Porto Alegre.
Fernandão se reapresentou para o trabalho do departamento de futebol na segunda-feira (4), fez todos os testes para coronavírus e teve resultado negativo para covid-19. Um dia depois, viu a chegada dos jogadores e brincou com a maioria, fazendo o mesmo com fotógrafos que captavam imagens dele usando máscara. Após sair do CT Luiz Carvalho na quarta-feira, o segurança sentiu-se mal e foi encaminhado ao atendimento médico de urgência. No hospital, ele foi submetido a um cateterismo, sendo necessária a colocação de um stent.
A recuperação do segurança nas primeiras 24 horas é considerada muito satisfatória, criando otimismo entre os amigos. O médico gremista Paulo Rabaldo está acompanhando Fernandão. Mesmo sem fazer previsões, ele admite que uma boa reação pode fazer com que a saída do CTI se dê nos próximos dias, para uma permanência curta no quarto e o retorno para casa. Não se fala em volta ao trabalho no Grêmio.
Com 57 anos, mais de 20 deles trabalhando no clube, Fernandão esteve presente em todas as últimas conquistas do clube, além de servir a Seleção Brasileira desde 2014. Amigo de todos os jogadores e figura muito popular na CBF, esteve presente na última Copa do Mundo e na conquista da Copa América no ano passado.