Os atletas do Grêmio voltarão a frequentar o CT Luiz Carvalho nesta terça-feira (5). Ainda assim, a comissão técnica gremista projeta que os primeiros dias após a reapresentação serão voltados a observação, exames e testes físicos. Os treinamentos devem começar apenas na próxima semana, já que não há previsão de retorno das competições. Sem pressa, o clube quer que os protocolos estabelecidos pelos órgãos sanitários sejam seguidos com perfeição.
De acordo com o departamento médico, além dos exames realizados nesta semana, outro fator importante para saber em que condição está o grupo será a conversa. Caso algum jogador relate qualquer sintoma do coronavírus ou indisposição, passará novamente pela avaliação.
— Nesta semana serão feitos os exames clínicos e os testes. A partir da semana que vem, eles vão iniciar um processo de adaptação no setor físico para que, aos poucos, possam voltar às melhores condições. Não estão programados treinos coletivos ou (atividades que envolvam) contato pessoal — declarou Ciro Simoni, diretor médico gremista.
Responsável pela preparação gremista, Márcio Meira acredita que a diferença física deverá ser corrigida no grupo. Há mais de 50 dias sem atividades, o elenco não conseguiu manter a forma por conta do distanciamento social e das férias forçadas. Por isso, todo o planejamento de trabalhos dependerá do primeiro compromisso oficial.
— Para começar com os trabalhos técnicos e físicos específicos, precisamos saber quando será o primeiro jogo, para planejar esta parte final do treinamento — explicou Márcio em contato com GaúchaZH.
As atividades com bola serão inseridas na programação, mas de forma simples e sem contato entre os jogadores. No entendimento do protocolo médico, há certeza de evolução física com riscos minimizados de contaminação por causa dos treinamentos.