Ao chegar no palco para mediar um painel de palestras com três convidados, tive uma surpresa: havia dois cenários para painéis simultâneos, um ao lado do outro. As pessoas falariam ao mesmo tempo, sobre assuntos diferentes, para uma única plateia. Meu espanto foi prontamente respondido pelos organizadores. O público usaria fones e escolheria qual encontro acompanhar. Num primeiro momento, pareceu loucura, mas, aos poucos, fui identificando como uma alternativa para otimização de tempo e espaço.
Que bom seria se pudéssemos fazer mais coisas em menos tempo, sem comprometer nossa saúde mental. Recentemente, enquanto lavava louça, ouvi uma entrevista com o escritor Caetano Galindo. Ele contou como consegue "cavar tempo para leitura”, explicando que desenvolveu a habilidade de ler quando passeia com o cachorro. Impossível, pensei. Mas pensei errado. Resolvi testar. Peguei meu cachorro, levei um livro e deixei o celular em casa. Funcionou! Em cinco dias, li 80 páginas.
Essa experiência me fez refletir sobre como subestimamos a capacidade de conciliar atividades. A tecnologia também nos oferece oportunidades de simplificar o cotidiano de maneiras impensáveis. Na semana passada, vi um especialista oferecendo um curso sobre Inteligência Artificial. Ele demonstrou como gravar um vídeo enquanto fazia outra tarefa. Com o uso do programa, a versão final do vídeo o colocava conversando em um cenário diferente.
Assim como nas outras situações, pareceu-me esquisito inicialmente. Mas, depois, fui achando aceitável. O tempo é precioso, passa rápido e precisamos saber tirar o melhor dele. Com rotinas cada vez mais pesadas, é essencial manter o que realmente importa em nosso horizonte. E o melhor uso do tempo passa a ser fundamental.
Voltando aos painéis, deixo um desafio: abramos nossas mentes para novas possibilidades que surgem. Afinal, contrariando minhas expectativas, o modelo funcionou bem e arrisco dizer que alcancei ainda mais foco do que em situações tradicionais. Ao aceitarmos inovações, podemos encontrar maneiras criativas de otimizar nosso tempo. A vida é uma combinação de escolhas e, ao usá-las de forma equilibrada, podemos aproveitar ao máximo cada instante.