Entre os trechos revitalizados da Orla do Guaíba, em Porto Alegre, há uma parte que parece ter sido esquecida: o Anfiteatro Pôr do Sol. Inaugurado há quase 25 anos, esse local que já acolheu inúmeros shows encontra-se agora em estado de abandono.
Durante minhas corridas por ali, observando aquele espaço inutilizado, surgiu uma ideia: por que não trazer para esta região os desfiles das escolas de samba? Seria resgatar o carnaval para o centro de Porto Alegre. O sambódromo do Porto Seco, como sabemos, não vingou — acesso complicado, infraestrutura deficiente. Não seria interessante considerar uma mudança para esta área? Claro, a logística dos barracões torna tudo mais complexo, mas isso realmente inviabiliza a transferência? Falei com algumas pessoas do mundo do carnaval e a ideia agradou.
Comparemos com descida da Borges, que atrai 20 mil pessoas ao centro da Capital — mais do que o público dos próprios desfiles de samba. Não sou um carnavalesco, mas respeito e admiro a paixão que essa festa desperta. Os blocos de carnaval já ocupam as áreas mais centrais da cidade, então por que não trazer também os desfiles das escolas para perto do coração urbano?
O trecho 2 da Orla já possui um projeto preliminar, uma espécie de esboço que inclui ideias para um novo anfiteatro, um centro de eventos e uma marina. A enchente obrigou a reavaliação desses planos, especialmente no que diz respeito à proteção contra futuras subidas do Guaíba. Em conversa com a secretária municipal de Parcerias de Porto Alegre, Ana Pellini, ela me disse que agora é o momento para lançar sugestões para essa área. A apresentação formal do projeto inicial está prevista para ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2025. É durante esses meses, nas audiências públicas, que a população poderá contribuir com ideias que serão debatidas.
Minha sugestão está lançada: uma "cidade do samba" em Porto Alegre no trecho 2, com uma agenda de shows ao longo de todo o ano, movimentando a economia e atraindo turistas. E, no período do carnaval, os desfiles, com uma estrutura adequada, parcerias comerciais, renovando a energia das tradicionais escolas de samba de Porto Alegre.