Tite é o símbolo gaúcho na Seleção, dando sequência a uma série consecutiva de treinadores que teve Dunga, duas vezes, Mano Menezes e Luiz Felipe Scolari.O treinador, no entanto, não é o único da atual delegação e conta com mais 10 integrantes no chamado grupo de apoio, que envolve comissão técnica e funcionários administrativos da CBF ligados diretamente ao time. Está longe também de ser o mais antigo. Aliás, é um dos mais recentes. Bem antes do treinador, lá em 1995, na Copa América do Uruguai, se integrava à Seleção o cozinheiro Jaime Maciel, contratado em definitivo no início dos anos 2000.
Após a Copa do Mundo de 2014, quando Dunga assumiu a Seleção, a nova equipe passou a ter outros gaúchos como o segurança do Grêmio Luiz Fernando Cardoso, o Fernandão; o massagista Marco Zeilmann, o Marquinho, também do Grêmio; Luiz Crescente, médico do Inter, e ainda o analista de desempenho colorado, Maurício Dulac. Todos permanecem trabalhando, sendo que Dulac chegou a ser exclusivo da CBF e não saiu da Seleção quando foi recontratado pelo Inter.
Leia mais:
Marcelo será o capitão da Seleção Brasileira contra o Equador
Superintendente do Grêmio é homenageado pela Seleção
Estacionamento da Arena funcionará apenas com reserva online para Brasil x Equador
Nessa época também foi buscado no Grêmio o supervisor Luís Vagner Vivian para a área administrativa. No campo, junto aos jogadores, estava o preparador de goleiros Taffarel.
Todos eles permaneceram na troca de comando técnico, e Tite, em seu grupo, ainda incluiu o filho Matheus Bachi na análise de desempenho e o auxiliar Cléber Xavier. O mais recente gaúcho da retaguarda da Seleção é Rogério Dias, preparador físico do Grêmio, chamado no final do ano passado.
Dentro do campo, na atual convocação, Alisson, Cássio e Taison são os representantes nascidos no Rio Grande do Sul, embora Luan atue no Grêmio e outros como Thiago Silva (Juventude) e Giuliano (Inter e Grêmio) tenham atuado no Estado ao longo das carreiras.
O time gaúcho fora de campo:
Jaime Maciel - Cozinheiro
Luiz Fernando Cardoso, o Fernandão - Segurança (Grêmio)
Maurício Dulac - Analista de desempenho (Inter)
Rogério Dias - Preparador Físico (Grêmio)
Luiz Crescente - Médico (Inter)
Marco Zeilmann, o Marquinho - Massagista (Grêmio)
Taffarel -Preparador de goleiros
Matheus Bachi - Analista de desempenho
Luís Vagner Vivian - Administrador
Cléber Xavier - Assistente técnico
Tite - Treinador
*RÁDIO GAÚCHA