Fazendo parte do projeto Saudade do Esporte, GaúchaZH, Rádio Gaúcha e RBS TV retransmitem neste domingo (31), às 16h, a final do Mundial de 1983 entre Grêmio e Hamburgo. Confira os detalhes da partida:
Horário
Domingo (31), às 16h.
Transmissão
- GaúchaZH acompanha, a partir das 15h30min, o jogo na íntegra por meio de curiosidades, bastidores, fotos da época, opiniões dos comentaristas e a emoção da torcida ao reviver essa a conquista da Libertadores nas redes sociais.
- A Rádio Gaúcha abre a jornada às 15h30min.
- A RBS TV anuncia a transmissão.
Escalações
GRÊMIO
Mazaropi; Paulo Roberto, Baidek, De León e Paulo César Magalhães; China, Osvaldo e Paulo César Caju; Renato, Tarciso e Mário Sérgio;
Técnico: Valdir Espinosa.
HAMBURGO
Stein; Wehmeyer, Jakobs, Hieronymus, Schröder; Groh, Rolff, Hartwig, Magath; Hansen e Wuttke
Técnico: Ernst Happel
Arbitragem
Michel Vautrot (árbitro francês), auxiliado por Toshikazu Sano e Shizuhasu Nakamichi (ambos do Japão)
Como chegaram
Grêmio
Menos de cinco meses depois de conquistar a Libertadores contra o Peñarol, o Grêmio chegava à Tóquio para disputar o título mais importante de sua história. Em relação ao time que havia vencido os uruguaios, Tita havia retornado para o Flamengo e Paulo César Caju e Mário Sérgio haviam chegado na equipe. Além disso, o técnico Valdir Espinosa trocou o lateral-esquerdo: Paulo César Magalhães roubou a vaga de Casemiro.
Hamburgo
O time alemão chegou como favorito ao Japão. Não só pela força que os europeus tinham sobre os brasileiros, mas também pelo bicampeonato consecutivo na Alemanha e pela vitória na final da Champions League contra a Juventus de Zoff, Tardelli e Platini. Os resultados de campo mostravam a força dos alemães. Da conquista da Europa para Tóquio, o técnico Ernst Happel perdeu o centroavante Hrubesch, que deixou o time após a competição, e Bastrup, que voltou para a Dinamarca. Além das lesões musculares do atacante Jürgen Milewski e o lateral Manfred Kaltz, responsáveis pelas principais jogadas de ataque.