Um treino fechado marcou o último dia de preparação do Grêmio antes do Gre-Nal 424. Na tarde de quarta-feira (11), o técnico Renato Portaluppi comandou uma atividade no campo da Arena e permitiu que a imprensa presenciasse apenas o aquecimento de parte dos reservas. Assim, manteve a única dúvida do time para o clássico: David Braz ou Kannemann.
O argentino é o titular, mas não atua desde 30 de janeiro, quando se lesionou na partida contra o São José, pela 3ª rodada do primeiro turno do Gauchão. Por conta dessa lesão, precisou passar por uma cirurgia no pé esquerdo e ainda não entrou em nenhuma partida desde então. Participou apenas de um coletivo e, por isso, é pouco provável que vá a campo.
Caso ele não jogue, David Braz formará dupla com o capitão Geromel. Aliás, o zagueiro que chegou ao clube no ano passado é o que mais atuou no elenco tricolor nesta temporada. Foram oito partidas, assim como Paulo Miranda, mas tem mais minutos.
Ainda sem Jean Pyerre e Thiago Neves em boas condições, o meio-campo está definido, mais uma vez, com três volantes. O próprio Renato admitiu que a dupla ainda não está 100% e, por isso, continuará com o tripé Lucas Silva, Maicon e Matheus Henrique no meio.
Assim, a equipe do histórico clássico desta noite deverá ser a mesma que venceu o América de Cali na Colômbia, na estreia da Libertadores. Com uma linha de quatro atrás, um volante mais posicionado à frente de área, outra linha de quatro no meio e um centroavante, no esquema 4-1-4-1.
— Sabemos que Gre-Nal é sempre diferente, é algo inédito. Estamos concentrados e podemos cravar ainda mais o nosso nome na história do Grêmio, pode encaminhar uma classificação ou complicar. Privilégio estar jogando um Gre-Nal, ainda mais inédito. Por ser Libertadores tem um peso maior, precisamos fazer valer o fator casa. Sempre que o Grêmio sair vencedor, eu vou estar satisfeito. Vamos estar jogando dentro de casa, mas sempre respeitando o adversário — garantiu o atacante Everton em entrevista coletiva na quarta.
Com jogadores como Pepê, Luciano, Thaciano e até mesmo Thiago Neves e Jean Pyerre no banco de reservas, a ideia de Renato é ter condições de mudar o jogo caso algo dê errado no segundo tempo. Aí, só saberemos quem entra no decorrer dos pouco mais de 90 minutos do inédito clássico pela principal competição do continente.
Provável escalação do Grêmio: Vanderlei; Victor Ferraz, Geromel, David Braz e Caio Henrique; Lucas Silva; Alisson, Maicon, Matheus Henrique e Everton; Diego Souza.