O primeiro Gre-Nal na história da Libertadores ocorre na noite desta quinta-feira (12), às 21h, na Arena. Grêmio e Inter entram em campo para disputar a segunda rodada da fase de grupos da competição continental, após ambos vencerem na abertura da chave.
Em quase 111 anos de história, são muitos jogadores que já pisaram no gramado para a disputa do maior clássico do Rio Grande do Sul. Porém, nunca uma partida entre as duas equipes foi válida pelo principal torneio da América do Sul. Em 423 duelos, o de maior caráter decisivo aconteceu em 1989, válido pelo Brasileirão de 1988.
Chamado até hoje como o Gre-Nal do Século, a partida foi válida pelas semifinais da competição. Quem avançasse do confronto estaria classificado para a Libertadores. O vencedor foi o Inter. No histórico recente, o Grêmio não sabe o que é perder para a equipe do Beira-Rio há seis confrontos.
Ex-jogadores da Dupla foram convidados por GaúchaZH para projetar o jogo e arriscar seus palpites para a partida.
Nilson: autor dos gols do Inter na vitória no Gre-Nal do Século
Palpite: empate
"Já tivemos Gre-Nal em semifinal do Brasileirão e agora teremos pela fase de grupos da Libertadores. Por jogar em casa, o Grêmio tem um ligeiro favoritismo. Porém, o Inter chega em um bom momento. Com a troca de treinador, o time está pegando a maneira de jogar pedida por ele. Aposto em um empate de 1 a 1."
Tcheco: capitão do Grêmio entre 2006-2007 e 2008-2019 — vitória do Grêmio
Palpite: vitória do Grêmio
"Muito difícil projetar o que vai acontecer. Será um jogo com muito embate e muito pegado, como sempre é. É um clássico muito gostoso de se jogar. Sempre fui ruim de palpite, mas espero que, jogando em casa, com toda a atmosfera que a torcida cria para os jogos, principalmente em Libertadores, o Grêmio consiga a vitória. Torço para isso."
Christian: atacante do Inter de 1996 a 1999 e 2007
Palpite: empate
"É um jogo de alto nível. O Grêmio é favorito porque tem um time mais acertado e atuará na sua casa. Tem tudo para ser um grande jogo, um grande clássico. É um momento muito importante que vive o futebol gaúcho. Apesar de tudo isso, acredito em um jogo conservador e truncado. Penso que será empate."
Danrlei: goleiro campeão da América com o Grêmio em 1995
Palpite: vitória do Grêmio
"Meu placar é 2 a 0 para o Grêmio. Acredito que o momento do Grêmio é melhor. É um time mais pronto e que vem jogando há mais tempo junto. Além disso, estará jogando em casa, ao lado de seu torcedor. Gre-Nal é um jogo muito difícil sempre. Acredito que, nos detalhes, o Grêmio conquistará essa vitória."
Iarley: campeão mundial com o Inter em 2006
Palpite: vitória do Inter
"Será um jogo muito movimentado. Os dois chegam em um momento muito bom. O Inter, em uma crescente, e o Grêmio, já consolidado, um trabalho feito há bastante tempo. Por ter sido surpreendido no Beira-Rio, acredito que o Inter pode surpreender na Arena. Será um jogo muito difícil, mas estou apostando que o Inter vence por 1 a 0.
Rodrigo Mendes: campeão da Copa do Brasil com o Grêmio em 2001
Palpite: vitória do Grêmio
Em Gre-Nal, tudo pode acontecer. Será um grande jogo, uma partida muito disputada. Pela partida ser na Arena, acredito o Grêmio tem uma vantagem. Mas o jogo é jogado. Os dois times vivem um bom momento. Talvez a principal vantagem que o Grêmio tem em comparação ao Inter é justamente jogar na sua casa, diante do seu torcedor.