O Grêmio enfrentará o Esportivo, nesta segunda-feira (3), em busca de vaga nas semifinais do turno do Gauchão, mesmo que Renato Portaluppi ainda esteja longe de escalar o considerado time ideal. Nos três jogos disputados na temporada, contra Caxias, Brasil-Pel e São José, o treinador gremista utilizou a força máxima que teve à disposição e um total de 16 jogadores esteve em campo.
A lista de desfalques do grupo são muitos: Matheus Henrique, Pepê, Phelipe Megiolaro e o recém-contrato Caio Henrique estão na seleção olímpica, Jean Pyerre, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira, no departamento médico. Outros três reforços, Thiago Neves, Diego Souza e Luis Orejuela, ainda não fizeram suas estreias com a camisa tricolor.
Desta relação de 11 jogadores ao menos seis deverão ser titulares na estreia do Grêmio, na Libertadores, no dia 3 de março, contra o América de Cali, na Colômbia: a dupla de zaga Geromel-Kannemann, o lateral Caio Henrique, o atacante Diego Souza, o volante Matheus Henrique e um dos meias, Thiago Neves ou Jean Pyerre.
Por isso, os jogos do Gauchão estão sendo utilizados por Renato Portaluppi para dar ritmo ao grupo de jogadores, que passou por uma forte mudança de peças nesta temporada de 2020, com sete contratações feitas até o momento.
Contra o Esportivo é possível que Thiago Neves e Diego Souza façam suas estreias, assim como o colombiano Orejuela. A definição da equipe que entrará em campo contra o time de Bento Gonçalves acontecerá em um treinamento, com portões fechados, na tarde deste domingo (2), no CT Luiz Carvalho. Uma provável formação tem: Vanderlei; Orejuela, Paulo Miranda, David Braz e Cortez; Maicon e Lucas Silva; Alisson, Thiago Neves e Everton; e Diego Souza.
Veja os jogadores utilizados por Renato até o momento:
3 jogos - Vanderlei, Victor Ferraz, David Braz, Kannemann, Cortez, Maicon, Lucas Silva, Alisson, Patrick, Ferreira, Everton e Luciano
2 jogos- Isaque
1 jogo - Darlan, Paulo Miranda e Thaciano