O Grêmio finalizou na manhã desta sexta-feira (14) os trabalhos técnicos e físicos para o clássico Gre-Nal 423. Em uma atividade particular com o elenco, Renato Portaluppi deu ênfase ao time que iniciará o duelo de sábado. Quando o acesso da imprensa foi permitido, um treino recreativo era realizado pelos atletas, sem indícios da formação que será colocada em campo. O plantel iniciou o regime de concentração após a atividade para o confronto pela semifinal do primeiro turno do Estadual.
A movimentação dos atletas começou às 9h. Por mais de uma hora, a comissão técnica teve momentos reservados com o grupo profissional. Os últimos detalhes de posicionamento e jogadas foram aprimorados para tentar surpreender o Inter na casa do rival.
O principal mistério em relação ao time que iniciará o primeiro Gre-Nal da temporada 2020 está no meio-campo. Luciano e Thiago Neves estão cotados para a posição. O ex-Cruzeiro ainda não teve uma oportunidade como titular, já o camisa 9 é apontado, por Renato, como um jogador de maior movimentação e não propriamente um centroavante, posição que executou no decorrer de 2019.
Os dois estavam presentes no trabalho no trabalho. Com todos os atletas misturados, sem indicativo da formação, a imprensa acompanhou 15 minutos do rachão. Depois da saída dos jornalistas, bola parada e finalizações foram treinadas.
Os desfalques para o clássico são Jean Pyerre, Kannemann e Geromel. O meia está em fase final de aprimoramento físico e deve ser incorporado aos demais companheiros nos próximos dias. Ele não atua desde setembro do último ano. Já os zagueiros estão em recuperação de processos cirúrgicos realizados recentemente. O defensor brasileiro voltará em duas semanas, no máximo, enquanto o argentino deve ter mais 30 dias longe do campo. Sem os dois, Paulo Miranda e David Braz comandarão o sistema defensivo.
A única novidade já confirmada é a entrada de Matheus Henrique entre os titulares. O jovem volante retorna da seleção brasileira sub-23 que assegurou vaga na Olimpíada de 2020. Megiolaro, Caio Henrique e Pepê, que estavam na mesma situação, ainda seguirão como alternativas. Lucas Silva ficará no banco de reservas pela primeira vez no ano.
Com isso, o Grêmio deverá ter a seguinte escalação para o confronto deste sábado: Vanderlei; Victor Ferraz, David Braz, Paulo Miranda e Cortez; Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Luciano (Thiago Neves) e Everton; Diego Souza.