O 2020 dos titulares do Grêmio começa nesta quarta-feira (22). Contra o Caxias, pelo Gauchão, às 20h. A Arena também receberá a primeira partida da temporada. O estádio tricolor sediou sua última partida oficial em 5 de dezembro de 2019, contra o Cruzeiro, pela penúltima rodada do Brasileirão. Depois, partidas festivas foram disputadas nos dias 7, 8, 14 e 15 de dezembro, nos eventos Jogue na Arena e Arena's Cup.
Mais de um mês depois, no entanto, o gramado aparentemente não está bom. Em fotos tiradas nesta terça-feira (21), era possível observar espaços com areia, onde a grama estava desgastada — especialmente no lado oeste, próximo à saída para a zona mista do estádio.
Perguntado sobre a situação do campo, Renato Portaluppi diz ainda não ter visto o espaço interno do estádio, mas acredita que esteja tão bom quanto no final da temporada de 2019.
— Gramado? Não sei, eu estava no Rio de Janeiro. Por que? Tá ruim o gramado da Arena? Não gosto de opinar sobre as coisas sem ver. Amanhã (quarta) estarei lá, vou ver de perto — desconversou, e complementou, bem-humorado:
— O gramado ano passado estava muito bom, eu mesmo elogiei. Se o papai noel andou jogando nas férias eu não sei. Vamos ver amanhã.
NOTA DA ARENA
O gramado da Arena do Grêmio passou por um processo de renovação, que acontece sistematicamente ao final de toda temporada. Esse processo inclui algumas atividades mais severas que geraram um certo impacto visual negativo ao gramado. Como exemplo podemos citar o corte vertical, aeração do solo e cobertura em areia para nivelar o gramado.
Com isso, esteticamente, o gramado ainda não está com uma aparência ideal. Contudo, o processo de renovação ocorreu 100% dentro do planejado e o gramado da Arena do Grêmio já se encontra em plenas condições para as próximas partidas no que tange à nivelamento, cobertura de grama, tração, etc., que o habilita a receber partidas de futebol de alto rendimento.
O aspecto visual melhorará gradativamente nos próximos 15 dias e teremos um gramado íntegro e resistente para toda a temporada de 2020.