Uma mudança no planejamento do Grêmio para o início da temporada pode ser definida nos próximos dias. Por conta do regulamento do Campeonato Gaúcho, que impõe um limite de inscritos, o clube avalia colocar alguns titulares com mais assiduidade nas primeiras rodadas. Há um limite para jovens, fato que impediria maior utilização da equipe de transição, formada por jogadores sub-23. O martelo ainda não foi batido.
A ideia inicial da direção era dar oportunidades aos garotos jogarem algumas partidas no torneio estadual. Porém, há uma regra no documento da competição que libera a utilização de 10 atletas, de idade entre 16 e 21 anos, até o dia 30 de janeiro. Essa lista é adicional aos 32 nomes que podem figurar nos inscritos. A lista principal pode ter seis modificações até 5 de março.
Novo formato do Gauchão
Além disso, há uma mudança significativa no regulamento da competição em relação ao ano passado — o Gauchão voltará a ser disputado em dois turnos. Ou seja, serão apenas seis jogos na primeira fase, o que dificultaria conseguir uma recuperação na tabela de classificação caso houvesse maus resultados na largada.
Desta forma, não há como o time alternativo ter tantas aparições. Os dirigentes e membros da comissão técnica vão definir a lista de inscritos nos próximos dias. A tendência é que os atletas mais bem condicionados fisicamente sejam liberados para atuar nos jogos iniciais — incluindo a estreia contra o Caxias, no dia 22 de janeiro, na Arena.
Utilização da transição
Para a Recopa Gaúcha, onde o Tricolor disputará a taça com o Pelotas, não há imposição de número de inscritos. Portanto, no próximo domingo (19), o time de transição será utilizado na Boca do Lobo.