O Grêmio tenta a contratação do volante Rafael Carioca, de 30 anos. O jogador tem contrato com o Tigres-MEX até agosto de 2020 e não chegou a um acordo para renovar o vínculo com o clube mexicano.
O empresário de Rafael Carioca, Fabio Santanna, revelou a GaúchaZH que tem negociação avançada com o Grêmio pelo jogador. Outros clubes brasileiros, o Santos entre eles, demonstraram interesse pelo volante, mas a proposta que mais agradou foi a do Tricolor. A direção gremista não confirma a negociação.
Para contar com Rafael Carioca neste começo de ano, o Grêmio terá de chegar ainda a um acordo com o Tigres para a liberação do volante.
Como o vínculo com os mexicanos vai até agosto, Rafael Carioca estará livre para assinar pré-contrato com qualquer clube a partir de fevereiro. A negociação com o Grêmio, no entanto, é para que ele se apresente na Arena nesta janela de transferências.
Natural do Rio de Janeiro, Rafael Carioca iniciou a carreira no Grêmio em 2008, quando foi destaque do time comandado por Celso Roth que foi vice-campeão brasileiro. Em 2009, foi vendido para o Spartak Moscou por 4 milhões de euros.
O volante voltou ao futebol brasileiro para defender as camisas de Vasco e Atlético-MG antes de acertar sua ida para o Tigres, em 2017. No último Campeonato Mexicano, Rafael Carioca disputou 20 partidas, todas elas como titular. Ele marcou um gol e deu uma assistência. Além disso, terminou o torneio como o segundo jogador que mais acertou passes — atrás apenas do seu companheiro de time, o argentino Guido Pizarro.