O Grêmio de Celso Roth escreveu uma página no capítulo dos pontos corridos na história de rivalidade com o Palmeiras. Na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2008, que o Tricolor acabaria vice-campeão, Tcheco, Souza e companhia bateram o alviverde em pleno Parque Antártica lotado, por 1 a 0. O adversário treinado por Vanderlei Luxemburgo chegou a fazer três gols, porém anulados em posições irregulares assinaladas corretamente.
O gol do camisa 10 veio em jogada ensaiada que não deu certo. Uma falta há poucos metros da lateral ofensiva do lado esquerdo foi cobrada curta, e Tcheco levantou a bola em direção a linha de fundo. Ninguém alcançou, ela quicou dentro da pequena área, e o goleiro Marcos esperou demais para perceber que a redonda já estava entrando em sua meta. O santo ficou como estátua, e o Grêmio abriu o placar, para alegria do capitão tricolor.
O Grêmio fazia uma campanha quase irretocável naquele ano. Os volantes William Magrão e Rafael Carioca, além de revelações, eram a base do esquema que começava pelo goleiro Victor, também em grande fase no primeiro ano como camisa 1 da equipe. O Palmeiras de Luxemburgo encarou o Tricolor sem o meia Diego Souza, suspenso, e com o atacante Denílson sendo pouco participativo. O pentacampeão foi substituído sem conseguir evitar a derrota paulista.
Depois da vitória, o Grêmio pulou para a segunda colocação, dois pontos atrás do líder São Paulo.
Relembre como foi o confronto
PALMEIRAS: Marcos; Élder Granja, Gustavo, Martinez e Leandro; Pierre (Lenny), Jumar (Maicosuel), Léo Lima e Evandro; Denílson (Jorge Preá) e Alex Mineiro. Técnico: Vanderlei Luxemburgo.
GRÊMIO: Victor; Amaral, Jean e Heverton; Souza, Rafael Carioca, William Magrão, Tcheco e Helder (Adílson); Reinaldo (André Luis) e Marcel (Orteman). Técnico: Celso Roth.
Local: Estádio do Parque Antarctica, em São Paulo (SP)
Árbitro: Heber Roberto Lopes (Fifa-PR)
Auxiliares: Roberto Braatz (Fifa-PR) e Erich Bandeira (Fifa-PE)
Público total: 26.025
Renda: R$ 761.095,00
Cartões amarelos: Helder (G), Martinez (P), Amaral (G), Rafael Carioca (G), Marcel (G), Tcheco (G)
Cartão vermelho: Jean (G)
Gols: Tcheco, aos 27min do segundo tempo