O impacto da eliminação na Libertadores ficou evidente na concentração do Grêmio, nesta quinta-feira (24). O dia seguinte à derrota por 5 a 0 para o Flamengo foi marcado pelo silêncio. Ao longo da manhã, os jogadores ficaram reclusos nos quartos, e só dirigentes desceram ao saguão. Na saída para o aeroporto, o abatimento era nítido nos atletas.
Os jogadores saíram individualmente e entraram no ônibus em silêncio. Ao contrário do que ocorre normalmente nos embarques e desembarques em hotéis, não havia grupos de conversas e, como já esperado, nenhum momento de descontração. A delegação deixou o hotel na Barra da Tijuca rumo ao aeroporto do Galeão no início da tarde.
Nem todos os jogadores embarcaram com o grupo. Chamou atenção a ausência do atacante Luan, que sofreu uma lesão no pé direito e não atua mais em 2019. Outros atletas também não estavam presentes, como os cariocas Léo Moura e Galhardo e o centroavante André. O motivo não foi informado pelo clube.
O Grêmio partiu do Rio rumo a Porto Alegre às 15h30min. O próximo compromisso da equipe gremista, já pelo Brasileiro, é contra o Botafogo, no domingo (27), às 16h, na Arena.