Com a possibilidade de aumentar a renovação do grupo de jogadores do time principal, além de contratações, o Grêmio pode buscar na base novas alternativas. Tradicionalmente, a fórmula que contribuiu para as conquistas dos últimos anos é tratada como rentável pela direção, quase como um método do sucesso a ser mantido como política de futebol.
Alguns dos nomes analisados já são conhecidos dos torcedores. Alguns já tiveram passagem pelo elenco de Renato Portaluppi, que deve permanecer no comando em 2020. Saiba as principais características e a situação contratual dos atletas que devem ser opções para o treinador no próximo ano.
Phelipe Megiolaro (goleiro)
Elogiado pelo tetracampeão mundial e preparador de goleiros da Seleção Brasileira, Taffarel, o jovem goleiro gremista recebeu a primeira oportunidade no último sábado (19), diante do Fortaleza, após a preservação de Paulo Victor e lesão de Julio César. Com 1m85cm, considerado relativamente baixo para os atuais padrões de goleiros, tem como principais características a agilidade e a técnica. Estes elementos sempre o diferenciaram em relação aos demais companheiros de posição.
Não está descartada a utilização de Megiolaro nos últimos jogos de 2019 devido ao momento de Paulo Victor, criticado pelas recentes atuações. Porém, o sinal de alerta deve ser ligado pelo departamento de futebol. O contrato entre as partes tem duração até o final de 2020.
Felipe (lateral-direito)
Uma das principais apostas dos homens que compõem o departamento de futebol gremista. Em 2018, quando o time de transição foi escalado na abertura do Gauchão, teve uma lesão que o tirou de combate antes de ganhar espaço. Vem sendo preparado nos bastidores para integrar o time profissional e deve receber uma oportunidade no próximo ano, já que Léo Moura e Galhardo devem ter suas permanências reavaliadas e Leonardo Gomes está em recuperação de cirurgia no joelho. Apesar de ter 1m74cm, a boa condição física é apontada como fator determinante para o jovem de 20 anos.
Guilherme Guedes (lateral-esquerdo)
Para ganhar mais experiência, foi repassado por empréstimo para a Ponte Preta até o final da atual temporada. Antes, teve o vínculo estendido até o final de 2023, com multa de saída superior a 80 milhões de euros. Desde a sua chegada a Campinas, em julho, foram sete partidas. O início foi dificultado por conta de uma lesão muscular, mas, desde a sua recuperação, passou a ser titular do técnico Gilson Kleina.
Recentemente, acumula uma assistência para o gol do centroavante Roger, ex-Inter. Com a idade avançada de Cortez e a instabilidade de Juninho Capixaba, Guedes pode ser uma aposta para o flanco esquerdo no próximo ano. De acordo com a imprensa de São Paulo, o jovem está chamando a atenção.
— A questão ofensiva dele é o que chama atenção, mas ele recompõe rápido — avalia o repórter Antonio Luppi, setorista da Ponte Preta na Rádio Bandeirantes de Campinas.
Frizzo (volante)
Cria da base do São Paulo, Matheus Frizzo está no Grêmio desde 2018. É considerado um volante moderno e com bom porte físico — mede 1m82cm — foi sido um dos destaques da campanha do vice-campeonato no Brasileirão de Aspirantes. A multa rescisória para uma negociação para o exterior é de 60 milhões de euros.
Patrick (meia)
Resgatado na atual temporada, o meia de 20 anos ainda deve ganhar mais minutos até o final do ano. Atualmente vestindo a camisa 30, o atleta recebeu oportunidades em 2017, mas foi preterido com as contratações de Cícero e Cristian. Após um mau momento técnico, acabou retornando ao time de transição e repassado, por empréstimo, para o Criciúma.
Jhonata Robert (meia)
O extrema natural de Pernambuco, que já foi sondado pelo Alavés-ESP no início do ano, foi um dos mais utilizados pela equipe de aspirantes em 2019. Tem como características a velocidade e habilidade. O vínculo com o Tricolor foi estendido até o final de 2021, mas internamente se aguarda um amadurecimento maior por parte do meia-atacante que completa 20 anos neste sábado (26).
Léo Chú (atacante)
Outro atacante, que preferencialmente atua pelo lado esquerdo, também é tratado como promessa da base gremista. Ainda buscando espaço no time de transição, vem se destacado pela velocidade e habilidade. Em 26 partidas em 2019, anotou cinco gols. Tem contrato com o Grêmio até o final de 2021. Chú é natural de Porto Alegre e tem 19 anos.
Ferreira (atacante)
Um dos que mais receberam os holofotes no time inferior gremista. Consagrado como artilheiro do Brasileirão de Aspirantes com 11 gols em 16 partidas, já está sendo observado pela comissão técnica do grupo principal. Inclusive, já figurou entre os suplentes na vitória diante do Ceará.
Por conta do bom momento do atacante, que atua pelo lado esquerdo, o contrato foi ampliado até junho de 2021 e a multa rescisória estipulada em R$ 221 milhões de reais. A tendência é que esteja presente com mais frequência nos últimos jogos do ano que restam até o final do ano.