A derrota do Grêmio para o Flamengo, pelo placar de 5 a 0, pela semifinal da Libertadores, mostrou deficiências que já vinham sendo debatidas há algum tempo a respeito do elenco tricolor. A surpresa, no entanto, foi a má atuação da dupla de zaga multicampeã formada por Pedro Geromel e Walter Kannemann. Acostumados a se sobressaírem sobre os ataques adversários, os zagueiros falharam em lances pontuais no confronto mais decisivo no ano.
Para o comentarista dos canais Fox Sports, Paulo Vinícius Coelho, o PVC, o vexame até passou pela atuação dos dois, mas a forma como o Flamengo tem jogado foi o principal fator para a sucessão de erros.
— É preciso pontuar sobre a maneira como o Flamengo joga e como o Grêmio marca, que não é por zona, mas sim por encaixe. E o Flamengo se movimenta demais. Se tu tiras um ponta de um lado e coloca para o outro, o zagueiro se obriga a acompanhar e gera um instabilidade no sistema defensivo — ressaltou.
Já de acordo com o ex-zagueiro William Machado, titular do Grêmio na campanha vice-campeã da América, em 2007, a derrota passa pelos desajustes coletivos, e não por causa da zaga formada por Geromel e Kannemann.
— No primeiro tempo, o Grêmio conseguiu neutralizar a equipe do Flamengo. Teve uma atuação consistente. No segundo, os jogadores sentiram o baque. O coletivo se abalou. Quando isso ocorre, os maiores erros acontecem principalmente na primeira linha de defesa, o que inclui os zagueiros — pontuou.
Em relação ao futuro, PVC rechaça a ideia de renovação total do setor defensivo do Grêmio.
— É claro que precisa renovar, mas isso não significa que deve mandar os dois embora. É preciso um processo de renovação, que precisa ser silencioso, e não de ruptura. O Grêmio tem descoberto muitos jogadores do meio para frente, isso indica um caminho também para a defesa — destacou.
O ex-zagueiro William vai no mesmo caminho. Ele destaca que a zaga formada por Geromel e Kannemann tem sido a melhor do país nas últimas temporadas.
— Todos os times necessitam de ajustes, mas a avaliação e o planejamento precisam ser feitos levando em conta a temporada e não um jogo específico. Geromel e Kannemann formam, na minha opinião, a melhor dupla de zaga do Brasil. Mas isso porque sempre tiveram o apoio do meio e do ataque. É este fator que precisa ser ajustado — conclui.