— O Grêmio vai buscar seus objetivos, faltam muitas rodadas. Apesar do dia 23 ter jogo da Libertadores, temos consciência de pontuar no Brasileiro, porque nosso objetivo é, no mínimo, chegar ao G-4 — disse Renato Portaluppi após a vitória sobre o Ceará por 2 a 1 na última quarta (9), em Caxias do Sul.
A missão do treinador já esteve bem mais distante, mas desde que voltou a utilizar o time titular com maior frequência no Brasileirão, o desempenho e as vitórias retornaram. Atualmente, o Grêmio é 7º colocado com 38 pontos, a mesma pontuação do primeiro time no G-6, o Inter. A diferença é pelo número de vitórias, que é critério de desempate.
Para o G-4, a diferença é palpável. Quatro pontos separam os gremistas do Corinthians (que ainda joga contra o Athletico-PR pela 23ª rodada), hoje o quarto colocado na tabela, em zona que dá vaga direta para a Libertadores da América do ano que vem.
Antes de pegar o Flamengo no jogo de volta da semifinal da Libertadores no dia 23 de outubro, no Maracanã, o Grêmio tem três compromissos no Brasileirão: Atlético-MG (fora), Bahia (casa) e Fortaleza (fora).
Contra o Galo, alguns atletas serão poupados — como Léo Moura e Diego Tardelli —, mas o time deve ser majoritariamente titular. Em casa, contra os comandados de Roger Machado, força máxima, quase que como um ensaio para pegar o Fla.
Afinal, jogadores importantes como Kannemann, Matheus Henrique e Everton, que estão com as suas respectivas seleções, já poderão estar de volta. Já contra o Fortaleza, a hora é da poupança. Renato preservará quase todos os onze iniciais.
Para ultrapassar os rivais diretos na tabela, não basta fazer o dever de casa. Também é preciso torcer para que os rivais tropecem. No entanto, o prognóstico é favorável aos gremistas. O Inter, por exemplo, enquanto vive uma crise fora das quatro linhas, vê o Santos de Jorge Sampaoli maduro no G-4 e como próximo adversário. São Paulo e Corinthians, por exemplo, também se enfrentam na 25ª rodada.
Os próximos três jogos dos concorrentes do Grêmio na briga pelo G-4:
- Inter: Santos (casa), Avaí (fora) e Vasco (casa)
- São Paulo: Corinthians (casa), Cruzeiro (fora) e Avaí (casa)
- Corinthians: São Paulo (fora), Goiás (fora) e Cruzeiro (casa)