A vitória do Grêmio por 2 a 1 sobre o Ceará, no Estádio Centenário, na quarta-feira (9), foi considerada importante justamente por deixar a equipe mais próxima dos líderes. Na entrevista coletiva após a partida, o técnico Renato Portaluppi ressaltou que o triunfo foi suado, mas deve ser valorizada ainda mais por ter sido contra um adversário que luta contra o rebaixamento e trata cada jogo como uma decisão.
— O Grêmio dominou a partida. O Ceará praticamente só teve uma chance no finalzinho. Mas não tem jogo fácil, é sempre difícil. Entre altos e baixos, muito mais altos do que baixo, somamos os três pontos que foram importantes para nós — disse o comandante gremista.
Os gols gremistas na partida foram marcados por Geromel e Maicon. Fabinho descontou para a equipe cearense. E, com os três pontos somados, o Tricolor termina a 24ª rodada do Brasileirão em sétimo, com 38 pontos, mesma pontuação do Inter, sexto colocado, que está à frente pelo número de vitórias.
— O Grêmio vai buscar seus objetivos. Temos consciência do que precisamos no brasileiro. Nosso objetivo é, no mínimo, chegar no G-4 — assegurou Renato.
O treinador salientou, ainda, que o bom resultado foi obtido mesmo longe da Arena, já que a casa gremista recebeu o show da banda de heavy metal Iron Maiden no mesmo horário da partida. Renato, inclusive, elogiou o gramado do Estádio Centenário:
— É sempre difícil jogar longe, ainda que a gente seja muito bem recebido aqui. Mas preciso parabenizar o pessoal aqui porque o gramado é muito bom.
Substituído no segundo tempo, Tardelli também destacou a vitória conquistada "fora de casa".
— Mesmo não jogando na Arena, temos o mando e tínhamos de fazer a lição. Poderia se tornar um jogo mais fácil e tomamos o gol. Mas tivemos o controle do jogo e somamos três pontos importantes — afirmou o atacante.
Outro que deixou o campo antes do fim foi o lateral-direito Léo Moura, que ganhou elogios de Renato, mas pediu para ser poupado no próximo jogo do Grêmio.
— Estou feliz de ter jogado três jogos em sequência. Mas essa partida de domingo já fica muito próxima, vou falar com o Renato para dar uma descansada nesse jogo (contra o Atlético-MG). A perna estava um pouco pesada pelo campo, pelo desgaste — revelou Léo Moura.
O treinador gremista garantiu, porém, que nenhum atleta saiu lesionado. Mas confirmou que os jogadores serão avaliados nesta quinta para saber se poderão atuar no domingo, na Arena Independência.
— Os dois sentiram a perna pesada. Léo Moura sentiu o desgaste e o Tardelli vem se queixando de dor na perna direita, mas tiramos porque é arriscado ter um estiramento. Mas, quem entrou, entrou bem — avaliou Renato.
Autor do primeiro gol da partida, Geromel voltou a jogar depois de 30 dias sem atuar devido a uma lesão muscular na coxa direita. Após a partida, o capitão garantiu estar totalmente recuperado:
— O mérito (do gol) é do time todo, fico muito feliz de ter ajudado e feito gol. Me sinto bem e pude ajudar, estou 100% e feliz por ter ajudado a somar três pontos.
Por fim, Renato ainda foi questionado sobre a atuação de Paulo Victor, que falhou na origem do gol do Ceará, ao sair mal do gol. O técnico admitiu que o goleiro tem oscilado, mas tratou os erros como algo normal do esporte.
— Todo jogador de futebol tem altos e baixo. O Paulo Victor está bem, digamos assim. Teve uma ou outra falha, mas outros jogadores também tiveram. É uma coisa normal, às vezes você falha. O mais importante de tudo é passar a confiança não só para os goleiros, mas para meus jogadores de linha também — ponderou.