Goleadas para o Grêmio no Campeonato Brasileiro já estão virando rotina. Após o 4 a 1 sobre o Cruzeiro, foi a vez de aplicar 3 a 0 diante do Goiás. Com mais três pontos somados, o Tricolor subiu três posições na tabela e já se aproxima do pelotão de cima do torneio. Objetivos exaltados como primordiais por Renato Portaluppi após a partida deste domingo.
Ao falar sobre o confronto, o comandante ainda fez questão de falar sobre a forma com que seu time está jogando na competição. Para ele, o Grêmio é exemplo de bom futebol.
— É uma coisa normal no futebol você tirar o pé do acelerador, eu ainda insisti para fazer o quarto e o quinto (gol). Criamos algumas oportunidades, não como o primeiro (tempo), mas criamos. Daí senti que tinha de colocar sangue novo. Criamos mais algumas chances, que não foram convertidas. Foi um primeiro tempo primoroso. Não gosto muito de falar, mas foi uma aula de futebol da minha equipe, de novo. Conquistou três pontos importantíssimos, subimos mais três posições na tabela. É seguir conquistando para conseguir o nosso objetivo, que é entrar de vez no G-4 — ressaltou o técnico.
Renato ainda elogiou Jean Pyerre. Um dos destaques do jogo, o meia de 21 anos foi o primeiro a balançar as redes da partida, aos 28 minutos do primeiro tempo. Um gol, que, segundo o próprio jogador, foi o mais bonito de sua carreira.
— É um grande jogador, vem se destacando. Estamos trabalhando junto com ele desde a base. É um trabalho muito bom (o da base) que é feito aqui no clube. O Jean, a cada partida, vem se destacando, não só pelo gol de hoje (domingo). Nós lapidamos, acrescentamos nossa experiência e corrigimos alguns defeitos — afirmou.
Com o resultado, o Grêmio chegou a 28 pontos, subiu três posições e é o oitavo na tabela. O próximo confronto do Tricolor será contra o Santos, no sábado (21), às 21h, na Vila Belmiro.
Confira trechos da coletiva de Renato
Sobre o que o Grêmio representa
"Não tenho nem palavras. Eu cheguei aqui em 1980, ajudei a conquistar títulos importantes, sempre me senti em casa. Todo mundo sabe que eu sou gremista, minha família toda é gremista. Essa vitória de hoje, uma belíssima vitória, eu dedico ao nosso clube, à nossa torcida. O clube não conseguiria viver sem o nosso torcedor, então a gente fica feliz em deixar os nossos torcedores felizes."
Sobre mudanças na equipe sem André
"A gente não pode ficar só no plano A né, tem que ter um plano B e de repente um plano C. Eu já falei para o grupo que vou testar alguns jogadores, até porque é um grupo qualificado e eu tenho dado oportunidade para todo mundo. Ninguém é dono da posição, ninguém é titular absoluto, então eu tenho que escalar os jogadores e esses 11 jogadores procuram dar o máximo para se manter na equipe. Os que entrarem também que fazer a mesma coisa."
Sobre David Braz
"O problema é que fomos pegos de surpresa porque o Paulo (Miranda) ficou muito tempo no departamento médico devido às lesões, e o Marcelo, que jogaria na função, teve de ser operado. A gente sabia o que estava fazendo, trocávamos ideias. Recuperamos o Paulo e trouxemos o David Braz, que é um jogador que eu já havia trabalhado. Ele parece que está a um tempão no grupo, é um jogador que se identificou bastante com o clube e tem nos ajudado bastante quando entra."
Sobre o time que irá jogar contra o Flamengo
"É impossível ter uma equipe na cabeça. Vamos ver o que vai acontecer e torcer para não perder mais nenhum jogador. Minha preocupação agora é com o Brasileirão. Não adianta eu pensar lá na frente, se temos mais três jogos importantes pelo Brasileiro."
Sobre o segundo tempo
"Eu elogiei meu time no intervalo do jogo. É uma coisa normal no futebol você tirar o pé do acelerador, eu ainda insisti para fazer o quarto e o quinto (gol). Criamos algumas oportunidades, não como o primeiro (tempo), mas criamos. Daí senti que tinha de colocar sangue novo. Criamos mais algumas chances, que não foram convertidas. Foi um primeiro tempo primoroso. Não gosto muito de falar, mas foi uma aula de futebol da minha equipe, de novo. Conquistou três pontos importantíssimos, subimos mais três posições na tabela. É seguir conquistando para conseguir o nosso objetivo, que é entrar de vez no G-4."