O Grêmio encara o Athletico-PR nesta quarta-feira (4) para confirmar vaga na final da Copa do Brasil. Na ida, em Porto Alegre, a equipe de Renato Portaluppi venceu por 2 a 0. Se pensar que o gramado sintético da Arena da Baixada possa ser um obstáculo, o retrospecto do time gaúcho mostra que, na maioria das vezes, isso não é problema.
Ainda em 2015, o Athletico resolveu trocar o gramado de seu estádio por conta das dificuldades que enfrentava. O sol batia em apenas uma parte do campo e a instalação do teto retrátil não resolveu. Devido, também, aos altos custos para manter a grama natural, o clube conseguiu autorização da CBF e da Fifa para realizar a modificação.
Com isso, em fevereiro de 2016, o Furacão inaugurou o novo piso de sua Arena. Na ocasião, venceu o Criciúma por 1 a 0, em jogo válido pela Primeira Liga. Já o Grêmio, desde então, visitou a casa do time paranaense cinco vezes. Dessas, venceu em três e perdeu em duas. Curiosamente, duas das vitórias foram em duelos da Copa do Brasil.
O primeiro confronto, no entanto, teve o Athletico como vencedor. Em partida do Brasileirão 2016, o Tricolor, comandado por Roger Machado, sofreu 2 a 0. Na oportunidade, dois jogadores que permanecem no clube até hoje estavam em campo: Luan e Everton. Na sequência, no mesmo ano, as equipes se enfrentaram pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. Com gol de Bolaños, o Grêmio saiu em vantagem.
No ano seguinte, o time gaúcho, treinado por Renato, venceu também pelo Brasileirão: 2 a 0, gols de Luan e Barrios. Pouco depois, novo embate válido pela Copa do Brasil, desta vez nas quartas de final. Mesmo com ampla vantagem construída na Arena (4 a 0), o Grêmio voltou a vencer em Curitiba, agora por 3 a 2 — Pedro Rocha, duas vezes, e Everton marcaram.
Por fim, a partida mais recente dos gaúchos no gramado artificial foi com derrota. Pelo Brasileirão do ano passado, utilizando reservas, a equipe saiu na frente com Cícero, de pênalti, mas sofreu a virada. Agora, para se garantir na decisão do torneio nacional, o Grêmio pode até ir contra seu retrospecto. Mesmo se perder, sendo por um gol de diferença, estará em sua nona final de Copa do Brasil na história, buscando seu sexto título.
Os jogos entre Grêmio no gramado sintético da Arena da Baixada (desde 2016)
26/06/2016 - Athletico 2x0 Grêmio (Brasileirão)
24/08/2016 - Athletico 0x1 Grêmio (Copa do Brasil)
21/05/2017 - Athletico 0x2 Grêmio (Brasileirão)
27/07/2017 - Athletico 2x3 Grêmio (Copa do Brasil)
25/08/2018 - Athletico 2x1 Grêmio (Brasileirão)