O Grêmio deverá receber nesta quinta-feira (15), por parte da Associação do Futebol Argentino (AFA), a confirmação da convocação de Walter Kannemann para os amistosos que a seleção argentina fará contra Chile e México em setembro. Se for chamado, o zagueiro desfalcará o Tricolor no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil diante do Athletico-PR, em Curitiba, e muito provavelmente não poderá disputar uma eventual primeira partida da decisão — no caso do time de Renato Portaluppi eliminar os paranaenses.
A Argentina fará os dois amistosos nos EUA. Em 5 de setembro, a Albiceleste vai enfrentar o Chile, em Los Angeles. O jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil contra o Athletico-PR está marcado para 4 de setembro.
Como a apresentação da seleção argentina irá ocorrer, no máximo, até dia 2, Kannemann não enfrentará os paranaenses se for convocado. A participação do camisa 4 gremista em uma eventual final do torneio nacional também se torna remota porque a Argentina jogará no dia 10 de setembro contra a seleção mexicana, no Texas. A partida de ida da decisão da Copa do Brasil está marcada para o dia 11 do próximo mês.
A direção do Grêmio não confirma ter feito pedido para a liberação de Kannemann. Mesmo que ocorra, dificilmente o técnico Lionel Scaloni irá atender ao clube brasileiro. A relação da AFA ficou desgastada com a CBF após os argentinos reclamarem de beneficio da arbitragem ao Brasil na última Copa América. Lionel Messi chegou a ser suspenso pela Conmebol por acusações de complô e não poderá defender a Argentina pelos próximos três meses.
Kannemann tinha presença certa na lista de 23 de Scaloni para a Copa América, mas ficou fora da competição pela lesão na costela sofrida no jogo entre Grêmio e Corinthians pelo Brasileirão. Convocado para a vaga do atleta do Tricolor, Ramiro Funes Mori foi o jogador de linha da Argentina que menos atuou no torneio, tendo entrado em campo apenas nos acréscimos da decisão do terceiro lugar diante do Chile, e está em baixa com Scaloni.
— O Kannemann é um jogador muito valorizado pelo Scaloni. Sua ausência na Copa América foi um motivo de lamentação porque a comissão técnica considerava que ele seria muito importante para a estrutura defensiva da equipe. A zaga acabou sendo formada por Otamendi e Pezzella, que teve um nível que não agradou. Kannemann poderia ter ganho um lugar no time durante a Copa América — avalia o jornalista Sergio Maffei, do Diário Olé.
— Certamente será convocado. O Kannemann é muito importante pelo jogo aéreo e o que transmite para os companheiros. Ele tem muita atitude vencedora — afirma Adrian Santagada, da Rádio AM 1570 , de Buenos Aires.
Outro fator que dificulta a liberação de Kannemann é que Lionel Scaloni já tem um desfalque na defesa para os amistosos de setembro. O jovem zagueiro Juan Foyth, que chegou a atuar na lateral direita na Copa América, sofreu uma lesão pelo Tottenham na pré-temporada europeia e não estará à disposição para os jogos da Argentina contra Chile e México.
— Para o Kannemann não ser chamado, somente se houver negociação com o Grêmio. Não há dúvida de que o Scaloni pretende convocá-lo e o vê como uma possível nova referência da defesa da seleção — completa Sergio Maffei.
Para ter Kannemann em uma eventual final da Copa do Brasil em caso de convocação, o Grêmio terá de fazer operação semelhante ao que o Cruzeiro realizou no ano passado para contar com De Arrascaeta. Na ocasião, o atleta defendeu o Uruguai em amistoso no Japão e viajou 25 horas para atuar na decisão com o Corinthians, em São Paulo, no dia seguinte. O uruguaio entrou no segundo tempo e fez o gol que confirmou o título para a Raposa.
A tendência é de que o intervalo entre o amistoso da Argentina contra o México, marcado para a noite do dia 10 de setembro, seja inferior a 24 horas para a final da Copa do Brasil. O primeiro jogo da decisão deverá ser confirmado para as 21h30min do dia 11 de setembro.
Os jogos
- Semifinal da Copa do Brasil, jogo de volta
4 de setembro, às 19h, Athletico-PR x Grêmio, em Curitiba - Amistoso
5 de setembro, às 23h (Brasília), Argentina x Chile, em Los Angeles - Amistoso
10 de setembro, Argentina x México, no Texas (horário a confirmar) - Final da Copa do Brasil, jogo de ida
11 de setembro, 21h30min (a confirmar)