Só quem vencer de Grêmio e Inter deverá seguir com alguma chance de classificação para as quartas de final. É a definição do clássico Gre-Nal que ocorre nesta quinta-feira (15), pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. A partida está marcada para às 19h, no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre, e terá transmissão do canal SporTV.
Com oito pontos em nove jogos, o Grêmio ocupa a 16ª colocação, entre 20 equipes, na tabela de classificação da primeira fase. O líder é o Flamengo com 23, seguido do Palmeiras, com 22. Elias é o goleador do time com dois gols. Na última rodada, em Eldorado do Sul, o tricolor foi surpreendido pelo América-MG ao perder por 3 a 2.
O técnico César Lopes deve mandar a campo Felipe, Vítor, Natã, Rafael Costa e Matheus Nunes; Fernando, Biel e Hernandes; Fábio, Fabrício e Elias. O volante Diego Rosa não estará em campo. Ele foi convocado pelo técnico Guilherme Dalla Déa para a Seleção Brasileira Sub-17 que fará dois amistosos contra o Chile, em Goiânia, nesta quinta (15) e no sábado (17).
Inter também tem atleta convocado
Pior que o Grêmio na tabela, com sete pontos ganhos e apenas duas vitórias, o Inter não poderá contar com o atacante Peglow, também convocado para a seleção sub-17. O técnico Fábio Matias poderá escalar Émerson Júnior, Carrijo, Volnei, Pedro Henrique e Leonardo; Jonathan Flores, Lucas Ramos, César e Nícolas; João Tavares e Caio. Na última rodada, em casa, o Inter perdeu para o Fluminense por 1 a 0.
Oito passam de fase
Depois de nove rodadas, o oitavo colocado é o Fluminense, com 13 pontos. Ele tem cinco de vantagem sobre o Grêmio e seis sobre o Inter, restando 10 rodadas para o término da fase classificatória. Nesta etapa, os jogos acontecerão em turno único. A partir das quartas de final, entram os confrontos de mata-mata, em jogos de ida e volta.
Uma das explicações para as más campanhas da dupla pode estar no uso de atletas mais jovens do que a categoria. Tanto Grêmio quanto Inter têm utilizado jogadores da categoria sub-20, no Brasileiro de Aspirantes, que permite atletas até 23 anos. E assim, quem é da sub-17 joga na sub-20.