O jornal The Guardian, da Inglaterra, publicou em seu site nesta quarta-feira (14) uma lista com os seis gols de trivela mais bonitos da história. O primeiro lance citado pela matéria é um gol do Grêmio, marcado pelo ponteiro Éder em um Gre-Nal válido pelo Gauchão de 1978. Ele aparece à frente de gols de Verón, pelo Manchester United, Zidane, pelo Real Madrid, entre outros.
O texto começa fazendo referência a um gol de Zico contra a Argentina, pela Copa do Mundo de 1982, aproveitando rebote em cobrança de falta de Éder. Na ocasião, a bola faz uma curva e explode no travessão argentino. "A falta pode ter sido reveladora para o resto do mundo, mas foi familiar para o futebol brasileiro. Éder fazia isso há anos. Em 1978, ele marcou um gol absurdo para o Grêmio contra o Internacional", explica a reportagem.
— Sua corrida foi tão longa que o cinegrafista precisou ir para a direita apenas para pegar o momento do chute. Ao fazê-lo, o comentarista Celestino Valenzuela, familiarizado com a proeza de Éder de 40 jardas, fez um anúncio urgente: "Atenção!". Éder colocou a bola à direita. Depois de uma corrida sem fim, ele explodiu um chute com a parte externa do pé e a velocidade e curva fizeram com que o goleiro Gasperin tivesse 0,0% de chance. Muitos gols comemorados no passado parecem modestos para olhos atuais. Mas este seria incrível em qualquer era — descreve o jornal inglês.
A curiosidade é que, apesar do golaço de Éder, o Grêmio perdeu o clássico, disputado no Beira-Rio, por 2 a 1. Jair e Valdomiro, também de falta, marcaram para o Colorado.
Clique aqui e veja, aos 33 segundos, o gol destacado pela imprensa inglesa.
Confira os seis gols de trivela eleitos pelo The Gardian:
- Éder (Grêmio), pelo Gauchão de 1978
- Juan Sebastián (Manchester United), Liga dos Campeões de 2002
- Enzo Scifo (Inglaterra), Copa do Mundo de 1990
- Teófilo Cubillas (Peru), Copa do Mundo de 1978
- Zinedine Zidane (Real Madrid), Liga dos Campeões de 2004
- Teddy Sheringham (Tottenham), Campeonato Inglês de 1994