Às véspera do jogo do Grêmio contra o Athletico-PR, pela Copa do Brasil, Romildo Bolzan esteve na sala de imprensa do CT Luiz Carvalho na tarde desta terça-feira (13) respondendo diversas perguntas dos jornalistas. Entre elas, questões como a possibilidade das convocações de Everton e Kannemann na próxima data Fifa, a situação do camisa 11, que segue sendo assediado pelo futebol europeu, e a negativa da CBF em adiar o jogo contra o Athletico-PR pelo Campeonato Brasileiro.
No entanto, o objetivo principal do presidente do Grêmio era mobilizar o torcedor para a partida desta quarta-feira (14), às 21h30min, na Arena. Para ele, o apoio dos gremistas será fundamental no confronto.
— Pedimos que a torcida seja extremamente receptiva, para que possamos ser bem recebidos lá também. É uma partida definitiva, fundamental, importante, que vai definir muitas coisas para o Grêmio. Podemos jogar mais uma final de Copa do Brasil. Fica aqui um pedido para o torcedor. Todos tem que estar juntos, em uma posição de apoio, solidariedade e vontade de vencer. Vamos enfrentar um adversário muito difícil. É uma convocação para o torcedor, para criar este ambiente positivo — garantiu o mandatário
Pedido negado da CBF
Sobre a solicitação negada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para adiar o jogo do Grêmio contra o Athletico-PR, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro, Romildo ressaltou que o clube ainda não foi informado pela entidade da decisão:
— O Grêmio fez uma manifestação por escrito quando aconteceu o adiantamento da rodada para o Palmeiras. Entendemos que é um privilégio que seja estendido para nós. Sugerimos duas datas alternativas e estamos no aguardo. Eu vi que surgiu uma série de informações dizendo que isso não ia ser aceito, mas não recebemos nada oficialmente. No momento que recebermos, vamos nos posicionar. Nos gera suspeição se beneficiar só um clube e temos que trabalhar o assunto, buscando um tratamento igualitário.
Convocação de Everton e Kannemann
Existe a possibilidade clara do Grêmio não contar com Everton e Kannemann para o confronto de volta da semifinal da Copa do Brasil, em 4 de setembro, em Curitiba. Isso porque ambos podem ser convocados por suas respectivas seleções para amistosos.
— O que a gente espera é sensibilidade dos dirigentes. Seria injusto tirar jogadores no momento da decisão. Este assunto é recorrente. No ano passado, já tivemos prejuízo enorme. O campeonato não parar em data Fifa é muito prejudicial. O presidente da CBF, Rogério Caboclo, prometeu que em 2020 não teremos jogos em data Fifa. Mas enquanto isso, que tenha sensibilidade. O Grêmio está atento, tanto na CBF, na AFA e na Fifa.
Sondagens por Everton
O velho fantasma ainda assombra o Grêmio: Everton pode sair a qualquer momento do clube. E, mesmo que nem boa proposta tenha chegado à mesa do presidente, Romildo deixa em aberto um possível adeus do camisa 11 de Porto Alegre:
— Estamos tratando do melhor jogador do Brasil, e um dos grandes jogadores do futebol sul-americano. O Grêmio tem uma expectativa e o jogador também tem a sua. O clube tem muitas sondagens pelo Everton, e talvez uma delas possa se confirmar como proposta verdadeira. A da China foi feita um dia antes do final da janela, e era por empréstimo. Não era bom para o jogador e nem para o clube. Tem muita gente se oferecendo para vender. É uma coisa deprimente. A gente sabe de onde pode chegar alguma coisa concreta. Com tantas consultas, acho que vai chegar alguma coisa oficial. Aí vamos ver se damos prosseguimento ou não.