O Grêmio começa uma semana decisiva na temporada. E não só dentro de campo. Além do mata-mata contra o Palmeiras na noite de terça-feira (27), no Pacaembu, às 21h30min, pela volta das quartas de final da Libertadores, o Tricolor convive com os últimos dias da janela de transferências aberta para os principais mercados europeus.
De olho na manutenção do grupo de jogadores até o fim da temporada, o departamento de futebol gremista tem até o dia 2 de setembro para segurar as investidas dos europeus. O meio-campista Luan e o atacante Everton estão na mira de Atalanta e Atlético de Madrid, respectivamente. Porém, segundo os dirigentes, nada de oficial chegou ao Grêmio para esses jogadores, apenas sondagens.
Após grande desempenho na Copa América, conquistada pelo Brasil, Everton se tornou um dos jogadores mais cobiçados do Grêmio por parte das equipes europeias.
Porém, devido aos altos valores pedidos pelo departamento de futebol tricolor, alguns gigantes desistiram da negociação. O nome de Luan voltou a ser cogitado na Europa, por parte da Atalanta. O clube italiano está observando o atacante gremista e chegou a enviar representes para acompanhar o duelo do Grêmio contra o Palmeiras, na terça-feira (20).
Em 2017, Luan esteve próximo de deixar o Grêmio. O Spartak Moscou-RUS ofereceu cerca de 25 milhões de euros (R$ 112,9 milhões na cotação atual) para contratar o atacante que viria a ser eleito Rei da América na temporada. Porém, o meia negou a oferta. Agora, aos 26 anos, e longe de sua melhor fase, o atleta tem nova chance de deixar o Tricolor. No entanto, nenhuma proposta oficial chegou na mesa do presidente Romildo Bolzan Junior. O contrato dos jogadores vão até o fim de 2020, no caso de Luan, e 2023, no caso de Everton.