Se a proposta do Atalanta, da Itália, por Luan realmente se confirmar, a negociação poder ser um bom negócio para o Grêmio. Certamente, o valor não chegará perto dos 25 milhões de euros (R$ 112,9 milhões na cotação atual) oferecidos pelo Spartak Moscou-RUS em 2017, mas existem outros fatores que são importantes neste momento.
Luan está com 26 anos, e o seu contrato com o Grêmio termina em dezembro de 2020. Na metade do ano que vem, ele poderá assinar pré-contrato com outro clube e sair de graça.
Além disso, se a saída for confirmada, a economia na folha de pagamento será significativa. Na última negociação de renovação de contrato, ficou definida uma progressão salarial até o final do vínculo. Isto significa que, em 2020, o salário será mais alto. No total, a economia poderá chegar a R$ 14 milhões, aliviando a folha e abrindo espaço para uma nova contratação na próxima temporada.
Não resta dúvida de que Luan está na história do Grêmio. Foi protagonista no título da Libertadores de 2017, e hoje é uma alternativa importante. Mas é preciso avaliar todos estes detalhes para tomar uma decisão extremamente importante neste momento.