![José Alberto Andrade / Agência RBS José Alberto Andrade / Agência RBS](http://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/25315733.jpg?w=770)
Uma menina de cinco anos pode ser considerada como símbolo do otimismo gremista em busca de uma virada contra o Palmeiras, nesta terça-feira (26), às 21h30min. A pequena Sophia saiu de Rio Grande com os pais Avelino Tavares e Camila Lopes para fazer sua estreia em jogos da Libertadores da América fora da Arena. O pai acompanhou todas as viagens tricolores na competição, exceto a ida ao Chile para o jogo contra a Universidad Católica na primeira fase, mas não contava com a companhia da filha que frequenta habitualmente as partidas na Arena.
Sophia vai à estádios desde 2017, quando tinha apenas três anos. O pai é fanático, daqueles de viajar em quase todas as partidas. Quando o jogo é em casa, ele percorre os 320 quilômetros de Rio Grande a Porto Alegre. A filha, porém, é preservada nos jogos do Brasileirão.
— Ela é como o time titular do Renato. Só vai para os jogos importantes — relata Avelino.
Nas partidas da Libertadores ou jogos da Copa do Brasil, lá está a menina que é fã de Pedro Geromel, do qual tem o número em sua camiseta personalizada. Sophia está no último ano da pré-escola e tem que administrar as idas a Arena, sempre com a orientação, por vezes enérgica dos pais.
— Quando ela vê que eu e a Camila nos preparamos para viajar e ela não pode ir por causa da escola, tem corneta — conta o pai, que resolve os problemas prometendo novos jogos para a pequena torcedora.
Uma hora antes da chegada da delegação ao hotel em São Paulo, a família já estava postada à espera dos jogadores na frente da concentração. Sophia mostrava orgulhosa sua camisa. Avelino justificou a presença da filha nesta partida como "oportunidade de ver uma virada histórica do Tricolor". Ela não havia viajado neste ano em jogos da Libertadores fora de Porto Alegre, mas tem no currículo a presença no enfrentamento com o Botafogo em 2017, no Engenhão:
— A Sophia vai provar que é pé quente neste jogo do Pacaembu com a classificação do Grêmio.
Sophia e seus pais retornam a Porto Alegre na quarta-feira (28) e não estarão em Curitiba na semifinal da Copa do Brasil. O grande sonho, que já virou promessa do pai, é levar a garotinha para a final da Libertadores, em novembro, em Santiago.