Adversário do Grêmio nas quartas de final da Copa Libertadores, o Palmeiras tem apenas uma derrota como mandante em 2019. No dia 2 de fevereiro, o time de Felipão perdeu por 1 a 0 para o Corinthians pelo Paulistão. Titular do Timão naquela partida, o volante Ramiro, ex-Tricolor, acredita que fazer o gol cedo, aos oito minutos do primeiro tempo, foi importante para a vitória.
— Aquele jogo ocorreu em um momento turbulento nosso. Estávamos formando uma equipe com jogadores novos, entramos em campo para surpreender na casa do adversário. Conseguimos fazer um gol no início do jogo e, a partir daí, conseguimos controlar a partida. Eles tiveram mais posse de bola e mais volume, mas nós conseguimos segurar o resultado,— explicou Ramiro, em entrevista ao GaúchaZH.
Tricampeão da Libertadores pelo Grêmio em 2017, Ramiro acredita que é possível o time de Renato Portaluppi reverter a desvantagem de 1 a 0 para o Palmeiras nas quartas de final da competição continental. No jogo de terça-feira (27), no Pacaembu, a equipe gremista precisa vencer por 1 a 0 para levar para os pênaltis ou por qualquer outro resultado positivo para confirmar a vaga nas semifinais no tempo normal.
— É um jogo de duas grandes equipes. Como o Palmeiras foi lá em Porto Alegre e ganhou, o Grêmio também pode conseguir a mesma vitória fora de casa. Está tudo em aberto. tudo pode acontecer — completou Ramiro.
Setorista do Palmeiras na Rádio Globo de São Paulo, Gustavo Zupak também destaca o gol marcado nos primeiros minutos como fundamental para o Corinthians levar a melhor no clássico do Paulistão.
— O Corinthians fez 1 a 0 logo no inicio, com o Danilo Avelar, e aí impôs ao Palmeiras o cenário que a equipe mais tem dificuldades para reverter. Passou a jogar com time fechado, espaços reduzidos e ameaças de contra-ataque. Para o Grêmio conseguir a classificação, é fundamental que saia na frente no primeiro tempo. Se o Palmeiras abrir o placar, a missão do Tricolor se tornará praticamente impossível. Fazer o primeiro gol é crucial — recorda o jornalista.
Na última vitória gremista sobre o time paulista, inclusive, Ramiro teve um papel fundamental. Foi em 2016, nas quartas de final da Copa do Brasil, quando o Tricolor fez 2 a 1 em Porto Alegre. O primeiro gol do jogo foi um golaço marcado pelo meio-campista. No jogo da volta, o empate por 1 a 1 deu a classificação para os gaúchos. A partir dali, o jogador se firmou na equipe titular e ajudou a conduzir a equipe rumo ao título da competição.
— Aquele jogo foi um ponto chave pra mim. Eu não vinha atuando muito naquele ano e vinha de uma sequência de lesões. Aí o Renato me deu a chance de voltar a jogar, e eu tive a oportunidade de fazer um belo gol. Aquele foi um ponto de partida para o meu recomeço pessoal dentro do clube — finalizou Ramiro.