A escola de samba Academia de Samba Puro vai homenagear o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, no desfile oficial do Carnaval de Porto Alegre, em 2020. A iniciativa contou com a articulação de uma torcida organizada gremista e de seguranças do clube e também teve o apoio dos colorados que integram a agremiação. A ideia faz parte de um projeto social que está sendo desenvolvido na Vila Maria da Conceição, onde fica a sede da entidade carnavalesca.
— O Carnaval e o futebol são as grandes paixões do povo brasileiro e do povo carnavalesco. Por isso, a nossa diretoria executiva decidiu por unanimidade homenagear o Renato. Até mesmo os colorados da escola apoiaram. O nosso homenageado é gremista, mas serão duas paixões envolvidas no desfile: a Academia de Samba Puro e o homenageado. Os colorados vão vestir as nossas cores, que são amarelo, azul e branco, e vão torcer pela academia — explica o presidente da escola, Marco Souza, conhecido como mestre Marquinhos.
Segundo o dirigente, o contato com Renato foi intermediado por integrantes da Torcida Jovem, que fazem parte da escola, e por seguranças do Grêmio, que são ligados ao Carnaval. Ficou acordado, por exemplo, que o treinador terá a palavra final na hora de escolher o samba-enredo. A escola vai selecionar três canções, que serão submetidas à escolha do técnico. A ideia é que o treinador desfile no sambódromo do Porto Seco ao lado da sua filha, Carolina Portaluppi.
— A história do Renato é magnífica. Ele vem de Guaporé como um grande esportista e ganha o mundo. É um homem que procura cada vez mais ganhar taças e mais taças. Vamos mostrar a história dele, da infância ao apogeu, quando virou um grande técnico e foi campeão de quase tudo — completa Marquinhos.
Porém, homenagear Renato não é o objetivo principal da Academia de Samba Puro. Além do desfile, a escola pretende usar a imagem do técnico para impulsionar um projeto social na Vila Maria da Conceição, na zona leste da Capital. A ideia é inserir as crianças da comunidade no mundo do esporte.
— Nós estamos montando um projeto social e cultural. Temos um campo onde queremos fazer uma escolinha de futebol, ou um mini centro de treinamentos. A ideia é de que o Renato venha a ser o protagonista da escola para tirarmos a gurizada da comunidade da situação de vulnerabilidade social e a colocarmos para dentro do esporte. Esse será o legado da nossa gestão na Academia de Samba Puro — finalizou Marquinhos.
Os desfiles do Carnaval 2020 em Porto Alegre estão previstos para os dias 6 e 7 de março, no sambódromo do Porto Seco.