A tendência é de que o Grêmio atue com titulares nesta segunda (5), às 20h, contra a Chapecoense pela 13ª rodada do Brasileirão. Além disso, existe a expectativa com relação à estreia do atacante Luciano, novo reforço do clube. Não bastasse tudo isso, há mais um elemento motivador para a torcida gremista acompanhar o jogo na Arena.
Renato Portaluppi chega hoje à marca de 200 jogos no comando do Grêmio na atual passagem, que iniciou em setembro de 2016. Ele é o segundo técnico mais longevo do futebol brasileiro, dentro os clubes da Série A, atrás apenas de Mano Menezes, no Cruzeiro. De longe, este é o período mais vitorioso de Renato à frente da casamata tricolor, ostentando a marca de seis títulos conquistados.
O aproveitamento de Renato Portaluppi em sua terceira passagem como técnico do Grêmio supera os 60%. Com as conquistas de Libertadores, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Gauchão (duas vezes) e Recopa Gaúcha, a matemática surpreendente que pode ser feita é a seguinte: Renato levanta uma taça a cada 33 jogos no comando do Grêmio.
Números de Renato na 3ª passagem:
- 199 jogos
- 105 vitórias
- 54 empates
- 40 derrotas
- 304 gols marcados
- 134 gols sofridos
- 61,8% de aproveitamento