Copeiro é uma definição que se encaixa bem em Renato Portaluppi e Luiz Felipe Scolari, ainda mais quando a referência é o Grêmio. Campeões da América pelo clube, o técnico brasileiro mais vitorioso da história (Felipão) e o treinador que mais conquistou títulos nos últimos anos no Brasil (Renato) se enfrentarão nas quartas de final da Libertadores.
Será o terceiro confronto entre os técnicos. Pelo Brasileirão de 2010, no Olímpico, o Palmeiras, de Felipão, ganhou do Grêmio, de Renato, por 2 a 1. Jonas marcou o gol tricolor, mas Marcos Assunção e Ewerthon garantiram a vitória palmeirense.
No segundo e último duelo entre Renato Portaluppi e Luiz Felipe Scolari, Deyverson marcou duas vezes no triunfo do Palmeiras sobre o Grêmio, no Pacaembu, pelo Brasileirão do ano passado. Renato colocou um time misto em São Paulo, visto que havia a iminência dos confrontos contra o River Plate pelas semifinais da Libertadores.
O escasso número de confrontos entre os treinadores está com os dias contados, uma vez que Grêmio e Palmeiras têm previstas, pelo menos, três partidas neste mês de agosto: duas pela Libertadores e uma pelo Brasileirão.
Felipão é o técnico mais vitorioso do Brasil. São 27 títulos conquistados na carreira. O segundo da lista é Vanderlei Luxemburgo, com 23 taças. No histórico recente, ninguém sagrou-se mais campeão no país do que Renato nos últimos quatro anos: Libertadores, Copa do Brasil, Recopa Sul-Americana, Gauchão (duas vezes) e Recopa Gaúcha.