De más atuações e relegado ao banco de reservas no primeiro semestre, o atacante Luan tem tudo para ganhar uma nova oportunidade na segunda metade da temporada. E em nova função. No único coletivo realizado até agora durante o recesso para a Copa América, o camisa 7 foi utilizado pelo técnico Renato Portaluppi como centroavante, posição em que atuou em 2016, quando o Grêmio foi campeão da Copa do Brasil.
Na atividade de sábado (30), o setor ofensivo foi formado com Alisson e Diego Tardelli nos lados, Jean Pyerre centralizado e Luan na frente. Contestados até agora na temporada, os centroavantes Felipe Vizeu e André treinaram no time reserva.
Historicamente, Renato gosta de escalar a equipe com um centroavante clássico. Por esta razão, insistiu bastante em André no primeiro semestre, mesmo diante de forte contestação da torcida. Depois, Felipe Vizeu acabou virando titular e também não correspondeu às expectativas. Diante disso, o treinador pode acabar recorrendo a um jogador de mobilidade na frente, como Luan, opção que nunca foi a da sua preferência.
Em 2016, Luan também não era a primeira opção para o ataque. Na época, Renato insistiu sucessivas vezes em Henrique Almeida, centroavante clássico, mesmo diante de imensas críticas da torcida. O treinador só mudou de ideia quando a situação do atleta na equipe ficou insustentável devido às más atuações.
Sem outro homem de referência no grupo, o técnico acabou experimentando Luan como "falso nove". E a ideia deu certo. No ano seguinte, porém, com a contratação de Lucas Barrios, o camisa 7 voltou para o meio-campo.
Por enquanto, o time esboçado por Renato na intertemporada gremista tem: Paulo Victor; Leonardo Gomes, Pedro Geromel, David Braz e Cortez; Maicon e Matheus Henrique; Alisson, Jean Pyerre e Diego Tardelli; Luan.