Mais uma vez, Renato Portaluppi se vê tendo a necessidade de alterar peças importantes da equipe do Grêmio para encarar os desafios antes da Copa América. O ponto principal é encontrar um centroavante que faça gols, que coloque a bola na rede.
O atacante André é muito solidário do seu jeito. Sempre teve inúmeras oportunidades e não consegue se apoderar definitivamente da função. O cavalo passou encilhado, como se diz nessas bandas. Em meio à sequência ruim do Tricolor, sem vitórias pelo Brasileiro, ele ainda perdeu um pênalti quando o jogo contra o Atlético-MG estava encruado.
Desligado. Alheio a tudo que acontece. Demonstrou uma postura de pouco envolvimento na hora da cobrança. Não conseguiu sequer acertar a meta. Ali estava selada a saída de André do time titular.
Felipe Vizeu, com menos rodagem, voltou a ter uma oportunidade no segundo tempo contra o Atlético-MG. E aproveitou. Foi às redes contra o time mineiro e ganhou pontos importantes nesta batalha pela titularidade. Certamente, estará escalado para enfrentar o Juventude no jogo de volta na Arena, pela Copa do Brasil.
Se criou uma imagem, muito discutível, de que os centroavantes modernos precisam ajudar na marcação da saída de bola do adversário e fazer parede para os companheiros que vem de trás. Ok. André tinha fôlego para tal tarefa. Mas deixava de lado o que deveria fazer de fato: arriscar em gol. Poucas vezes tivemos o atacante chutando de fora da área.
Tudo isso é muito bonito no discurso. Só que o se espera do histórico de um homem de área é ter faro do gol. Conclusões na meta adversária. Que seja o maior algoz do goleiro rival. Ou, mais simplesmente, que meta a bola na rede. O resto é conversa fiada.
André estava devendo. Muitas oportunidades. Raros gols. Pênaltis perdidos. Vizeu estreou botando a bola na rede, fez o gol mais bonito do Gauchão (Prêmio Bucha) e sucumbiu após perder uma série de gols contra o Rosario Central na Argentina. Perdeu o lugar no time. Quebrou o jejum contra o Atlético-MG. Quem sabe, tendo sequência, não será a hora de Felipe Vizeu decolar de vez?