O Grêmio espera fechar mais uma contratação para o restante da temporada de 2019. Por pedido do técnico Renato Portaluppi por mais um atacante para o elenco após a lesão de Felipe Vizeu, a direção vasculhou o mercado e chegou ao nome de Luciano, ex-Corinthians, que pertence ao Leganés-ESP, mas estava cedido ao Fluminense.
O jogador de 26 anos, antes mesmo da pausa para a Copa América, solicitou à direção do clube do Rio de Janeiro para não completasse os sete jogos, o que inviabilizaria uma transferência para outro clube da Série A. Tudo estava encaminhado para um acerto com o Atlético-MG, contudo, o Tricolor atravessou a negociação. Apesar de a equipe de Minas Gerais ainda não ter desistido da contratação, o Grêmio segue confiante para finalizar a contratação.
Um membro do departamento de futebol do Grêmio confirmou que as tratativas seguem em andamento. Para ele, a demora para a conclusão do negócio é normal.
— Às vezes, (os negócios) são rápidos e outras, mais demorados — disse um dirigente.
São duas particularidades, além da concorrência do Atlético-MG, por Luciano. Uma está ligada aos dois outros clubes envolvidos nas negociações. O Fluminense tem contrato por mais dois anos com o atacante e tem que dar o aval para finalizar a negociação. O outro é o detentor do vínculo de Luciano, o Leganés. Esta etapa já foi encaminhada pela direção gremista, que descarta entrar em leilão.
De acordo com Javier Martinez, repórter do Diário As, o clube espanhol gostaria de receber entre 2 milhões e 3 milhões de euros pela totalidade dos direitos econômicos. A proposta do Grêmio seria de 1 milhão de euros por 50% dos direitos do atleta.
O segundo elemento que atrasa todo o desfecho é a polêmica sobre troca de representantes do atacante. Antes agenciado por Angelo Canuto, agora, o atleta tem a carreira administrada por Nilson Moura.
O primeiro tenta reativar a parceria, enquanto o segundo toca as conversas entre as partes e tem boa relação com o departamento de futebol do Grêmio. Moura também é o empresário do goleiro Julio César, que está no clube desde o começo do ano. Segundo o agente, falta apenas o próprio Luciano determinar o seu futuro.
Os próximos dias serão decisivos para a resolução das negociações. Em caso de acerto, Luciano chega para vestir a camisa Tricolor no Brasileirão, competição em que ele tem dois gols marcados pelo Fluminense. Na Libertadores, somente pode ser inscrito em caso de avanças às quartas de final. Como já disputou oito partidas pelo time carioca na Copa do Brasil, não poderia defender o Grêmio no mata-mata nacional.