A definição da contratação do atacante Luciano pelo Grêmio foi adiada. A diretoria tricolor esperava ter anunciado o jogador na segunda-feira (22), mas a negociação sofreu um retardo em função da presença do Atlético-MG como interessado. O clube mineiro nega que tenha prosseguido na intenção de ter o avante ao saber da proposta gremista, considerada bem superior, mas em Porto Alegre, o Galo ainda é considerado adversário na busca pelo artilheiro do Fluminense na temporada.
O técnico Renato Portaluppi entrou em campo no caso e falou do possível reforço . Em entrevista à Rádio Globo, do Rio de Janeiro, disse que o negócio esteve muito perto de ser fechado, mas que foi travado em função de uma "outra proposta". O treinador, no entanto, mesmo elogiando Luciano e admitindo o desejo de tê-lo no grupo, falou que o "Grêmio fez uma boa proposta e não entrará em leilão, mesmo que perca a contratação".
A posição firme de Renato é corroborada pela diretoria, que voltou a entrar em contato com as partes interessadas no negócio para definí-lo o mais breve possível.
Luciano já disse para o diretor-executivo do Grêmio, Klauss Câmara, que quer jogar no clube, mas o acerto financeiro ainda não aconteceu. Algo semelhante ocorre com o Leganés-ESP, que detém os direitos do atleta.
A proposta gremista é para comprar 50% dos direitos econômicos. A oferta inicial foi de 1 milhão de euros (R$ 4,2 milhões), algo que tinha sido aceito. Contudo, houve um recuo espanhol ao saber que o Atlético-MG também estava interessado. Em Minas Gerais, o diretor-executivo atleticano, Rui Costa, ex-dirigente do Grêmio, já disse que o Atlético está fora do negócio e que sabe de um encaminhamento Tricolor, cuja proposta salarial ao jogador é bem maior. Ele, porém, sabe que o entrave está no acerto com o Leganés e acompanha a situação à distância.
Um contato definitivo entre Grêmio e Leganés ocorre nesta terça-feira para tentar encerrar a negociação nas bases já apresentadas. O Fluminense, onde Luciano está jogando por empréstimo, deverá receber uma compensação financeira. Caso haja um revés definitivo, o clube gaúcho seguirá a busca por um atacante.