O primeiro treino do Grêmio para o jogo de estreia do Brasileirão teve a ausência de quatro jogadores, sendo três zagueiros, no campo do CT Luiz Carvalho. Além de Marcelo Oliveira que, após se submeter à cirurgia no joelho, só deve voltar no ano que vem, Paulo Miranda ainda não está recuperado de sua lesão muscular e apenas correu ao redor do gramado.
Na academia, como era esperado, o capitão Maicon fez trabalhos especiais para curar uma tendinite no joelho esquerdo. A novidade foi Pedro Geromel, outro que se submeteu a tratamento durante mais de uma hora e meia, demonstrando desconforto muscular. Como os demais, deve ficar fora do jogo contra o Santos no próximo domingo (28).
No campo, a atividade foi intensa e dividida em duas partes, sem que houvesse indicação de escalação para domingo. Sem Maicon, é provável que Michel jogue ao lado de Matheus Henrique, mas isto fica na dependência de quem Renato Portaluppi utilizará na defesa, caso Geromel confirme a ausência. Neste caso, Michel poderia ser deslocado para o setor, com Rômulo entrando como primeiro volante.
Nas demais posições há uma disposição de atletas e da comissão técnica de utilização dos titulares, mas isto depende da avaliação física e dos treinamentos desta sexta-feira (26) e do sábado, o último antes da estreia.
O primeiro treino para a abertura do Brasileirão teve a exigência de recomposição, transição e finalização, com destaque para o centroavante André. Num segundo momento, quem atuou no Paraguai contra o Libertad deixou o campo e foi realizado um mini-coletivo onde havia apenas um zagueiro para duas equipes de oito jogadores, o garoto Rodrigues.