A poucos dias de Inter e Grêmio estrearem no Brasileirão, GaúchaZH ouviu comentaristas que não atuam no Rio Grande do Sul para responder: pelo que a dupla Gre-Nal briga no campeonato nacional? Os colorados têm o primeiro compromisso contra a Chapecoense, na Arena Condá, às 19h, no sábado (27). Já os gremistas recebem o Santos no domingo (28), às 11h, na Arena.
Confira as opiniões:
Lédio Carmona, comentarista do SporTv
Grêmio: briga pelo título. O tamanho do Grêmio no campeonato será do tamanho que o Renato Portaluppi decidir. Se ele quiser priorizar, o time tem grandes chances. Nos últimos anos, não tratou o Brasileirão como prioridade, rodou muito as equipes em campo. Mas se neste ano focar, vem como forte candidato. E aí sim, com vantagem sobre Inter nesta disputa, pois tem time com qualidade superior.
Inter: briga pelo título. Manteve treinador, reforçou o time, campanha na Libertadores vem alavancando confiança do grupo e tem mando muito forte, o Beira-Rio sempre cheio coloca muita pressão sobre o adversário. Além disso, o time é tarimbado, está com mais rodagem depois da campanha do ano passado, que terminou em terceiro. Com relação à equipe do ano passado, está melhor. Então não tem por que não cogitar briga pelo título.
Bibiana Bolson, repórter da ESPN e comentarista da RedeTV!
Fica difícil pra quem tem orçamento mais limitado
BIBIANA BOLSON
Grêmio e Inter: brigam por Libertadores. Pelo formato, o Brasileirão exige um elenco grande, com muitas opções. Em comparação com os investimentos dos times de Rio Janeiro e São Paulo, Grêmio e Inter ainda ficam um pouco sem fôlego. Fica difícil pra quem tem orçamento mais limitado. Em determinado momento da competição, podem até brigar pelo título, mas é difícil desgarrar dessa turma. Acho que a dupla Gre-Nal tem dois grandes acréscimos de qualidade. O Inter com Paolo Guerrero, que está bem determinado, mesmo que ainda não tenha retomado plenamente a forma. No Grêmio, o Tardelli, que está na lista dos 10 maiores artilheiros do Brasileirão, é um grande reforço de experiência.
Mario Marra, comentarista da ESPN e da Rádio CBN
Grêmio: briga por título. Por elenco, tem dois clubes que são superiores aos outros: Palmeiras e Flamengo. Só que, pensando em bola rolando, eu não vejo esses dois no mesmo nível de Cruzeiro e Grêmio. Então, se levarmos o conjunto em consideração, acho que a briga pelo título fica entre estes quatro.
Inter: pode brigar por título. O time do Odair Hellmann vem apresentando uma evolução ofensiva. A imprensa vê o Inter com um grupo de força física e padrão de jogo estabelecido. Mas eu já enxergo mais do que isso: o Inter teve muita posse de bola fora de casa contra o Alianza Lima. Manteve a solidez defensiva e foi envolvente. O Inter pode entrar nesse seleto grupo se houver avanço do jogo ofensivo. Dá sinais de que está evoluindo neste aspecto e por isso pode incomodar na ponta de cima também.
Ana Thaís Matos, comentarista do SporTv
Ficamos pensando "o que seria o Grêmio do Renato disputando o Brasileiro para título?". Quem sabe é a hora
ANA THAÍS MATOS
Grêmio: briga pelo título. Claro que a Libertadores é a prioridade, porém, há elencos reforçados para dupla Gre-Nal brigar em todas as frentes. Para o Grêmio, vejo até como um desafio especial para o Renato Portaluppi, pois ele já conquistou todos os outros campeonatos recentemente com o time e todo ano ficamos com a expectativa de "o que seria o Grêmio do Renato disputando o Brasileiro pra título?". Quem sabe é a hora.
Inter: briga pelo título. O Inter ficou no quase ano passado, mas fez um grande campeonato para quem tinha retornado para a Série A. Porém, faltou elenco, banco. Agora, está bem reforçado, com um trabalho bom do Odair Hellmann e com estilo de jogo para o Brasileirão, inclusive.