No jogo desta quinta-feira, contra o Juventude, pelas quartas de final do Gauchão, Marcelo Oliveira se tornará um dos zagueiros que mais atuou pelo Grêmio nesta temporada. Ao entrar em campo na Arena, ele completará sua oitava partida em 2019, igualando o número de atuações de Paulo Miranda.
O camisa 28, que também tem oito jogos, está lesionado e sem prazo de retorno. O mesmo ocorre com Geromel, que tem seis partidas, mas segue no departamento médico. Kannemann, que também entrou em campo seis vezes, esteve servindo à seleção argentina e não pisará no gramado da Arena nesta quinta. Todas essas circunstâncias fazem com que, além de Michel ser improvisado na função, o ex-lateral figure como a primeira opção do técnico Renato Portaluppi.
Ainda assim, considerando os números levantados pelo Footstats, Marcelo Oliveira não se destaca tanto entre os requisitos necessários para zagueiros (desarmes, interceptações ou rebatidas). A única estatística em que ele leva vantagem em relação aos concorrentes é pelos gols marcados. Graças ao gol que inaugurou a goleada de 6 a 0 do último domingo (24), no Estádio Alfredo Jaconi, o ex-lateral, agora recuado em definitivo para a nova função, é o único dos defensores que balançou as redes adversárias neste ano. Mas ainda é pouco.
Apesar de tê-lo como uma das lideranças do vestiário e um jogador bom de grupo, a diretoria gremista vasculha o mercado atrás de outro nome. Até mesmo Paulão, que passou pelo Estádio Olímpico em 2010, foi cogitado. Porém, o fato de estar vinculado ao rival Inter até dezembro impediu qualquer avanço.
Caso não chegue nenhum reforço ou suba algum garoto da base, Marcelo Oliveira continua sendo uma reposição imediata para a defesa na concepção do comandante gremista.
Os números dos zagueiros gremistas no ano:
Desarmes
Kannemann - 6 jogos e 16 desarmes (média de 2,6)
Geromel - 6 jogos e 13 desarmes (média de 2,1)
P. Miranda - 8 jogos e 7 desarmes (média de 0,87)
M.Oliveira - 7 jogos e 6 desarmes (média de 0,85)
Faltas cometidas
P. Miranda - 8 jogos e 13 faltas (média de 1,62)
Kannemann - 6 jogos e 8 faltas (média de 1,3)
M.Oliveira - 7 jogos e 7 faltas (média de 1)
Geromel - 6 jogos e 4 faltas (média de 0,66)
Interceptações
Geromel - 6 jogos e 7 interceptações (média de 1,16)
Kannemann - 6 jogos e 3 interceptações (média de 0,5)
M.Oliveira - 7 jogos e 3 interceptações (média de 0,42)
P. Miranda - 8 jogos e 2 interceptações (média de 0,25)
Rebatidas
P. Miranda - 8 jogos e 58 rebatidas (média de 7,25)
M.Oliveira - 7 jogos e 45 rebatidas (média de 6,42)
Geromel - 6 jogos e 37 rebatidas (média de 6,16)
Kannemann - 6 jogos e 28 rebatidas (média de 4,66)