O Grêmio segue sua busca por um quinto zagueiro para compor o grupo. Depois de algumas investidas frustradas, como Luan Peres, atualmente no Club Brugge, da Bélgica, a direção gremista chegou a buscar informações sobre um velho conhecido do técnico Renato Portaluppi: Paulão, que atuou no Tricolor entre 2010 e 2011 e que defendeu o Inter de 2014 a 2017.
Um dos nomes marcados pela torcida colorada após o rebaixamento para a Série B, em 2016, o zagueiro que hoje está com 33 anos foi emprestado para Vasco e América-MG, onde está no momento. Como seu vínculo no Beira-Rio se encerra apenas em 31 de dezembro deste ano, seria necessário negociar com a direção do Inter uma possível volta de Paulão. E foi exatamente esta circunstância que fez a diretoria gremista desistir da ideia de trazer o jogador. Mesmo assim, Paulão recebe elogios na Arena.
Segundo uma pessoa ligada à direção e consultada por GaúchaZH, "Paulão serviria como quinto zagueiro. A experiência dele ajudaria, e está muito difícil de achar um zagueiro no mercado".
No Grêmio, Paulão fez 20 jogos entre agosto de 2010 e março de 2011, quando foi vendido para o Guangzhou Evergrande, da China.