A escassez de zagueiros preocupa a direção do Grêmio. À procura de um reforço para a função desde janeiro, os dirigentes decidiram acelerar a busca por mais um defensor. Principalmente após Paulo Miranda sentir uma dor muscular que o tirou do jogo contra o Pelotas e Pedro Geromel ser diagnosticado com um edema muscular em uma das coxas.
O tempo de parada não foi divulgado pelo clube, mas o zagueiro titular deve ficar de fora dos dois jogos das quartas de final do Gauchão. Agora, o único nome da posição em condições de jogo é Marcelo Oliveira, que até o ano passado atuava como lateral-esquerdo. Ele deve fazer parceria com Paulo Miranda nos primeiros mata-matas do Estadual.
Em virtude disso, o técnico Renato Portaluppi enviou a Pelotas o volante Michel para ser improvisado na zaga, já que Kannemann serve à seleção da Argentina e só volta na semifinal do Gauchão. Quinta opção da defesa, o jovem Rodrigues, 21 anos, está na Europa disputando amistosos com o grupo de transição.
Com uma maratona de jogos à vista — por Gauchão, Copa Libertadores, Brasileirão e Copa do Brasil —, a chegada de mais um zagueiro passa a ser uma prioridade. Segundo o departamento de futebol, no entanto, não há nenhum nome em negociação avançada.
— Estamos tentando aumentar a velocidade (da procura). Mas não tem ninguém ainda bem encaminhado. Estamos na busca — explica o vice de futebol Duda Kroeff.
No início do ano, o Grêmio chegou a se aproximar de um acerto com o jovem zagueiro Adryelson, 20 anos, do Sport. No entanto, o clube pernambucano acabou não liberando o jogador. Já em fevereiro, a direção gremista acertou salários com Luan Peres, do Club Brugge-BEL, ex-Fluminense. Porém, os belgas não quiseram emprestar o defensor de 24 anos. Outro nome tentado foi o do zagueiro Murilo, 21 anos, do Cruzeiro. Também não houve sucesso.
As demais opções analisadas, por sua vez, esbarraram nos altos salários e nas negativas dos clubes. Desta forma, os dirigentes decidiram fazer uma nova pesquisa no mercado, em busca de nomes ainda não cogitados anteriormente.
— Não surgiu mais nenhum nome que pudesse interessar. Os que a gente foi em cima quase deram certo. Estamos agora refazendo a nossa lista. Estamos de novo vasculhando o mercado, tentando novos nomes para, depois, partir para cima — sintetiza o diretor de futebol Alberto Guerra.
O grupo de transição realiza o seu último amistoso na Europa no dia 26 de março. A partir de então, o técnico Renato contará novamente com Rodrigues e com os demais zagueiros da equipe do técnico Thiago Gomes, como Ruan, Matias Antonini, Ericsson e Mateus Carrasco. No entanto, há o entendimento de que é necessário um defensor mais experiente.
Único zagueiro de ofício disponível, Marcelo Oliveira atuava como lateral-esquerdo até a última temporada. O jogador exalta o bom retrospecto em 2019, com três vitórias e dois empates em cinco jogos. Porém, ainda pede uma sequência maior de jogos para ser avaliado na nova função.
— Está sendo muito importante ter essas oportunidades para jogar. Mas, para ter uma análise melhor, é preciso ter mais sequência. Não tenho jogado com tanta frequência, mas felizmente vencemos quase todos os jogos em que atuei. Teve apenas um empate. Individualmente, sempre tem de melhorar. Mesmo quando o jogador está bem, tem que se cobrar e buscar a evolução nos treinamentos — avalia Marcelo Oliveira.