O investimento foi alto: R$ 10 milhões. Por esta quantia, em março de 2018, o Grêmio anunciava a contratação de André junto ao Sport. Um ano se passou e o centroavante ainda não conseguiu se firmar como titular em Porto Alegre. Com apenas quatro gols marcados em toda a última temporada, o atleta de 28 anos iniciou 2019 como a última opção do técnico Renato Portaluppi — atrás de Jael e Felipe Vizeu. Porém, mudanças no elenco e as últimas atuações começaram a trazer o jogador de volta à briga pela titularidade.
A vida de André começou a mudar a partir de um jogo-treino com o Sindicato dos Atletas Profissionais do Rio Grande do Sul, no CT Luiz Carvalho. Na goleada por 11 a 0, o centroavante foi autor de sete gols. A partir daquele momento, a concorrência estava ainda mais acirrada, já que Jael havia sido vendido ao FC Tokyo, do Japão, e desembarcava na Arena o badalado Diego Tardelli. Contudo, o próprio jogador, trazido do futebol chinês, revelou que preferia jogar aberto pelas pontas ou como um meia-atacante (como Luan), não como centroavante.
— É uma função que não gosto tanto, de ficar parado na frente. Mas, pelo meu momento, meu porte físico e por não estar bem fisicamente, é uma função que desgasta menos. E tem a vantagem de fazer a parede e se movimentar bastante — declarou Tardelli.
Com um a menos na briga, faltava para André colocar luz alta sobre Vizeu, novo herdeiro da posição. Na estreia gremista na Libertadores, contra o Rosario Central, na Argentina, o ex-flamenguista foi criticado por perder gols. Já na segunda rodada, diante do Libertad, acabou substituído ainda no intervalo. O escolhido para entrar na parte final do jogo foi André.
— Senti que era hora de colocar o André, eles têm caraterísticas diferentes. O Vizeu é mais de força e o André é mais técnico. Naquele momento, precisávamos segurar a bola mais próximo da área — justificou o técnico Renato Portaluppi após a partida.
O ressurgimento de André, na prática, ocorreu na goleada sobre o São José, quando o camisa 90 deu passes para que Montoya e Pepê marcassem e ainda fez seu primeiro gol oficial no ano.
Por fim, o último sinal de que André vive um novo momento veio neste domingo (17). Apesar de não ter balançado as redes, ele tabelou com Leonardo Gomes, deixando o lateral na cara do goleiro Daniel para que anotasse o gol da vitória no Gre-Nal.
Na próxima quarta-feira (20), será a vez de encarar o Pelotas na Boca do Lobo. Mais uma chance para que o atacante, que um dia formou trio de ataque com Neymar e Robinho, mostre seu valor com a camisa tricolor.